
Resenha
Atom Heart Mother
Álbum de Pink Floyd
1970
CD/LP
Por: José Esteves
Colaborador Especial
16/10/2020
Pink Floyd instrumental e psicodélico
Com o sucesso de Ummagumma no repertório da banda, o Pink Floyd lança o disco. Apesar da crítica da banda posteriormente ser bem negativa (tanto Roger Waters quanto David Gilmour citam o disco como lixo), críticas contemporâneas foram positivas ao projeto: o disco ficou 18 semanas nas paradas inglesas, conquistando certificação ouro nos Estados Unidos e na Inglaterra (além de platina na Itália, de todos os lugares). A ideia do Ummagumma de cada um dos membros comporem uma parte do disco continua de forma mais sutil, tendo além das músicas compostas (e em alguns casos, executada) por apenas um membro, duas músicas que foram compostas por toda a banda, resultado das apresentações. Com isso, o disco tem uma sensação de psicodelismo experimental orquestrado em alguns cantos até um folk simples e sincero, mas apresenta coesão. Os dois bahamutes instrumentais que começam e terminam o disco são radicalmente diferente: o lado A é inteiro a música epônima e, apesar das mudanças, ela reapresenta temas como uma sinfonia progressiva e funciona muito bem como uma experiência única; já “Alan’s Psychedelic Breakfast” é uma música que você coloca para fazer enquanto toca, beirando ao incômodo com barulhos de um homem comendo café da manhã enquanto pensa no dia. Fora essas duas, o meio apresenta dois folks de violão bem bonitos (Fat Old Sun e If, com prioridade a essa última) e uma música mais puxada para o rock clássico que o Pink Floyd é capaz (Summer ’68). A melhor música do disco é “If”, um arpeggio no violão com Roger Water recitando uma poesia baseada em Kipling durante quatro minutos e meio. O modo que ele canta é tão profundamente pesaroso que combina com o violão e te coloca na varanda do sítio olhando para o vento na grama, o que combina tremendamente com a capa do disco. Existe instrumentos mais modernos, inclusive um solo de guitarra, mas ele é tão incidental que ele mais adiciona do que corrompe o cenário que a música compõe.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial
Membro desde: 26/08/2020
"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."
Veja mais algumas de suas publicações:
-
ResenhaBig Brother & The Holding Company - Big Brother & The Holding Company (1967)
26/10/2020
Visitar a página completa de José Esteves
Sobre o álbum

Atom Heart Mother
Álbum disponível na discografia de: Pink Floyd
Ano: 1970
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,25 - 20 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Atom Heart Mother:
-
18abr, 2018
Uma banda começando a desenvolver seu som para atingir caminhos excepcionais.
Tiago Meneses
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar