Resenha

Mammoth

Álbum de Beardfish

2011

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

14/10/2020



Mammoth é um progressivo moderno de forte interação instrumental

Eu sou meio suspeito para falar de qualquer álbum da Beardfish, pois eu simplesmente amo todos eles. Então, antes de tecer qualquer comentário eu já adianto que este disco é definitivamente muito bom. Há a possibilidade de notar algumas nuances de Gentle Giant, embora a música da banda, claro, tenha um estilo bem original. Algo que gosto sempre de mencionar em relação à música da Beardfish é que embora ela seja bastante acessível, às vezes é preciso de varias audições até que o álbum possa atingir um nível mais emocional, mas deixando claro que isso é algo pessoal, logo, obviamente, varia de indivíduo pra indivíduo. No entanto, eu garanto que uma vez dentro da música, a experiência é excelente. Mas até mesmo antes deste contato emocional é possível reconhecer que este é um álbum bem feito, com temas musicais claros e sólidos, além de uma boa execução. 

A beleza de Mammoth está dentro daquilo que é comum a banda fazer, ou seja, um estilo único de música. Quando basicamente não se trata de algo fácil de ser digerido por completo inicialmente, a cada audição tudo tende a crescer de forma constante no ouvinte e, uma vez sendo aceito, o som permanecerá lá pra sempre. Ouvir um disco várias vezes seguidas pode inicialmente parecer algo maçante, no entanto, quando falamos de uma banda como a Beardfish, em cada uma das vezes a experiência é diferente. As combinações de todas as faixas soam maravilhosamente coesas, parecendo que estamos na verdade ouvindo uma longa faixa composta por sete movimentos/partes. Algo a se destacar também no disco são as harmonias entre os instrumentos e a linha vocal, são no mínimo excelentes; eles soam como se tivesse cada um se movendo pra uma direção diferente, porem, se juntam em determinado ponto e criam ótimas harmonias. Existem complexidades à medida que a música flui de uma faixa para outra. Por exemplo, a faixa mais longa do álbum, “And The Stone Said: If I Could Speak” e os seus mais de quinze minutos, existe uma combinação equilibrada de arranjos complexos e também de arranjos mais simples. Existem excelentes mudanças de ritmo e estilo entre um segmento para o outro com peça de transição suave – ainda que algumas tenham mudanças abruptas. 

Cada vez que eu escuto algum álbum da Beardfish, eu lamento o fim da banda que ocorreu em 2016, e tento manter dentro de mim uma chama que acredita que tudo não passa de um hiato e que logo a banda estará de volta. Com a consistência de sempre, através de Mammoth a banda apresenta um progressivo moderno de forte interação instrumental.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaJordan Rudess - The Unforgotten Path (2015)

    16/01/2018

  • Image

    ResenhaThe Decemberists - Picaresque (2005)

    03/03/2022

  • Image

    ResenhaLynyrd Skynyrd - Street Survivors (1977)

    11/06/2020

  • Image

    ResenhaDiscipline - To Shatter All Accord (2011)

    12/06/2020

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - The Six Wives Of Henry VIII (1973)

    12/01/2021

  • Image

    ResenhaIQ - Dark Matter (2004)

    06/02/2020

  • Image

    ResenhaEcholyn - Cowboy Poems Free (2000)

    16/01/2022

  • Image

    ResenhaPorcupine Tree - Fear Of A Blank Planet (2007)

    31/03/2018

  • Image

    ResenhaThe Tea Club - Quickly Quickly Quickly (2012)

    04/03/2020

  • Image

    ResenhaPollen - Pollen (1976)

    01/05/2021

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Mammoth

Álbum disponível na discografia de: Beardfish

Ano: 2011

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,75 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Mammoth



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.