
Resenha
Spot The Pigeon
Álbum de Genesis
1976
EP/Single
Por: Roberto Rillo Bíscaro
Colaborador Top Notch
05/01/2018
O primeiro passo em falso
Na história do Genesis, 1977 é mais lembrado como o ano da saída do guitarrista Steve Hackett e do lançamento do duplo ao vivo Seconds Out. Mas, também registra o lançamento do EP Spot the Pigeon, em maio, embora muitos deem pouca bola para esse trabalho. As 3 faixas são remanescentes das gravações de Wind and Wuthering (link para a resenha ao fim desta matéria), as quais a banda julgou não serem boas o bastante ou destoarem do resto do álbum para inclusão nele. Em 2 casos, estavam cobertos de razão quanto à qualidade e o terceiro, realmente não se encaixaria na sonoridade mais sintetizada de Wind. Match of the Day pré-data a popice oitentista, com seu baixo suingado, única coisa gostosinha da canção, onde nem Collins está em boa forma vocal. Até a banda arrependeu-se da gravação, deixando-a de fora do Genesis Archive #2: 1976-1992 (2000). A saltitante e repetitiva Pigeons também é pop; muito distante da complexidade sônica que os genesianos podiam alcançar. Se o EP serve para algo, é indicar o que estava por vir em termos de simplificação das composições e interesse em sucesso comercial. O Genesis tateava com relação a que caminho seguir. Sabemos que escolheram a rota dos megadólares. Inside and Out é a única que vale a pena. Seus quase 7 minutos dividem-se em 2 partes. Na primeira, a banda retoma o uso do violão de 12 cordas e do clima pastoral da época de Trespass e Anthony Philips. A segunda é uma corredeira de sintetizador, que soa exatamente como seria a banda em Three Sides Live (1982). Conta-se que Hackett enfureceu-se com a não adição da canção em Wind & Wuthering, aumentando seu desejo de deixar o Genesis. Diga-se também que os deslizes pop (nada contra pop, sim, contra esse pop!) não têm a mão de Hackett. Banks, Collins e Rutherford dividem os créditos e isso deve ser levado em conta pelos que ainda colocam a culpa em Phil pela popização da banda, como se Banks e Rutherford fossem dois pobrezinhos incapazes de decisão. Spot the Pigeon chegou à posição 14 na parada britânica de singles, para depois tornar-se raridade.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch
Membro desde: 11/09/2017
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro
Sobre o álbum

Spot The Pigeon
Álbum disponível na discografia de: Genesis
Ano: 1976
Tipo: EP/Single
Avaliação geral: 2,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar