
Resenha
Obscured By Clouds
Álbum de Pink Floyd
1972
CD/LP
Por: José Esteves
Colaborador Especial
14/10/2020
Trilha sonora que deixa a desejar
Já com o disco seguinte em fase de concepção (“Dark Side of the Moon”), o diretor do filme More, Barbet Schroeder, pede uma trilha sonora para o novo filme, La Vallée. A banda aceitou o projeto, apesar de posteriormente brigar com a companhia cinematográfica, fazendo o Pink Floyd lançar o disco cortando relações com o filme. O álbum é muitas vezes ignorado pelos historiadores do Pink Floyd (assim como é o “More”), mas recebeu críticas mistas a positivas na época e retroativamente, além de alcançar a certificação ouro. Pelo fato dele ser uma trilha sonora, a banda decidiu usar uma versão não finalizada do filme e um cronômetro para saber exatamente o que fazer em que momento. Por isso, o disco não tem uma coesão em si, requerendo o filme para fazer mais sentido, além de ter muitas faixas cujo intuito é “não se meter muito”, servindo mais como música ambiente do que qualquer outra coisa. Existem músicas boas nesse álbum, mas os membros não parecem estar com a corda toda: talvez se o David Gilmour soubesse que ele não teria mais input na banda até meados da década de 80, ele teria feito mais, mas o que ele faz é bem razoável, sendo o membro mais brilhante do álbum. O Richard Wright tem momentos de brilhantismo, mas definitivamente, o Nick Mason e o Roger Waters são quase figurinhas de apoio. O disco carece de hits, mas tem aqui e ali algo que pode satisfazer os fãs mais fissurados na banda: existem algumas com umas tendências rock anos 60 (“Free Four” e “The Gold It’s in the…”) e instrumentais de qualidade variável (melhor é “When You’re In”, enérgica que parece inspirar o The Wall, pior é “Mudmen”, que é uma reciclagem de “Echoes”). Apesar de tentativas valentes, o esforço final ainda é o mesmo: não é o Pink Floyd no seu melhor, mas definitivamente não é o pior deles. A melhor faixa é “Wot’s… Uh the Deal”, uma balada acústica folk do disco. Eles haviam se embrenhado no folk rock no passado com um misto de sucessos e fracassos, mas essa seria a cereja folk do bolo selvagem da banda. A voz do David Gilmour é genuinamente especial para o momento e o piano de Richard Wright conduz a música de verdade.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial
Membro desde: 26/08/2020
"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."
Veja mais algumas de suas publicações:
-
ResenhaBig Brother & The Holding Company - Big Brother & The Holding Company (1967)
26/10/2020
Visitar a página completa de José Esteves
Sobre o álbum

Obscured By Clouds
Álbum disponível na discografia de: Pink Floyd
Ano: 1972
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,72 - 16 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Obscured By Clouds:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar