
Resenha
A Momentary Lapse Of Reason
Álbum de Pink Floyd
1987
CD/LP
Por: José Esteves
Colaborador Especial
08/10/2020
Pink Floyd New Wave é a pior coisa que o Pink Floyd fez
Com a saída do Roger Waters depois do Final Cut, a banda perdia o seu principal compositor e líder durante a fase mais promissora do grupo. Porém, Nick Mason e David Gilmour (Richard Wright havia sido demitido logo após o lançamento do The Wall) decidiram continuar com o nome Pink Floyd, mesmo com o Roger Waters os processando. Os motivos deles quererem continuar com o nome Pink Floyd são os motivos de sempre: a carreira solo deles não foi a lugar nenhum e a gravadora vai sempre querer apostar em um grupo conhecido do que um monte de zé ninguém que ninguém conhece pelo nome. Um dos problemas que o David Gilmour teve que encarar foi o de compositor e líder, e a crítica entrou em consenso: David Gilmour não era um bom compositor. O disco contou com a presença do Richard Wright, contratado como pianista de estúdio, mas não impressou a crítica, sendo mal recebido e não vendendo bem. Uma das coisas que o David Gilmour criticou no The Wall e no Final Cut era a quantidade de letra, pegando espaço dos instrumentos e se tornando mais um roteiro do que um álbum. Se o som desse disco fosse mais como era antes do The Wall, teria ficado um disco excelente. Porém, é um disco ruim de New Wave que entrega um produto final polido e alegre em demasia, ainda mais quase se considera que, mesmo não sendo um disco conceitual, o álbum aborda temas de ambientalismo catastrófico. Os solos de guitarra do David Gilmour são excelentes: esse é basicamente o único elogio possível de se tecer sobre esse álbum. As faixas são uma massa esquecível de temas repetidas e com pouca criatividade. As mais criativas são as que utilizam técnicas diferentes de gravação (“A New Machine pt. 1” e “pt. 2” são apenas efeitos de processamento em cima de voz) e as que voltam um pouco para àquela qualidade do Dark Side of the Moon (“The Dogs of War”) mas o principal problema do Momentary Lapse of Reason pode ser resumido em “falta de ecos”. Pink Floyd sempre foi uma banda sombria que deixava espaços vazios nas músicas, para o sentimento negativo se espalhar. Esse álbum é um álbum preenchido, tudo foi polido demais, enchido demais, artificial demais. Não existe nenhuma música que demonstre ter sido feita com alguma intenção de mostrar algo extra. A melhor faixa do disco é “On the Turning Away”, porque lembra um pouco o Pink Floyd antigo. Tem muito de New Wave, mas pelo menos parece o que um Pink Floyd seria na década de 80. Nessa faixa tem o melhor solo de guitarra do David Gilmour do álbum, mas a base ainda é mal construída. Lamentável.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial
Membro desde: 26/08/2020
"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de José Esteves
Sobre o álbum

A Momentary Lapse Of Reason
Álbum disponível na discografia de: Pink Floyd
Ano: 1987
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,23 - 15 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre A Momentary Lapse Of Reason:
-
05mar, 2020
No fim das contas o álbum não é ruim, mas certamente é bastante desigual
Tiago Meneses
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar