O grupo rocker de John Hiseman e Alan Holdsworth
Uma das coisas mais interessantes de escrever sobre música é poder mostrar novidades e álbuns obscuros as pessoas. E neste quesito o grupo Tempest se encaixa. Sempre fui um grande admirador do baterista John Hiseman, principalmente na segunda fase de seu grupo principal denominado apropriadamente de Colloseum II. Seu grupo gravou um dos melhores discos de todos os tempos “Strange New Flesh” e lançou músicos do porte de Neil Murray, Don Airey e Gary Moore. Porém, entre o fim do Colloseum em 1971 e sua segunda versão em 1976, Hiseman decidiu montar uma banda nova e recrutou o baixista Mark Clarke que havia participado da ultima encarnação do Collosseum com o intuito de ajuda-lo. Para os vocais veio Paul Williams que havia feito parte da banda solo de John Mayall e para a guitarra a cereja do bolo: Alan Holdsworth, um guitarrista que embora fizesse parte do cenário roqueiro, era apaixonado pelo jazz e por experimentalismos. O disco de estreia chegou as lojas em 1973 e foi produzido pelo próprio John Hieseman. Todos os músicos contribuíram com vocais, sendo que Williams tocou também teclados juntamente com Clarke e Holdsworth se arrisca no violino em uma faixa. A sonoridade apresentada é calcada no rock, mas com a adição de elementos psicodélicos e progressivos com algum improviso, semelhante ao que fazia o Cream anteriormente. Quem conhece o trabalho de Alan no fusion vai estranhar sua guitarra completamente calcada em riffs de hard rock como acontece na faixa de abertura “Gorgon”, ou utilizando de um groove fantástico como ouvido em “Brothers”; A voz encorpada de Williams se encaixa perfeitamente na sonoridade rocker do grupo, seja em temas mais rápidos ou nos mais cadenciados como em “Dark House”; Hieseman mantém uma pegada mais despojada, com passagens técnicas, mas sem tanto virtuosismo como acontecia em sua antiga banda, e Mark Clarke optou por utilizar linhas mais simples porém imprimindo força e carregando nos graves como pode ser visto em “Strangeher”; Mas em minha opinião o grande destaque fica por conta de “Upon Tomorrow”, faixa mais longa do álbum, com sua extensa introdução calcada no violino e improviso no melhor estilo Jean Luc Ponty, para depois de algum tempo cair no hard rock com a entrada de guitarras e os vocais Williams; O disco de estreia foi bem recebido e o grupo começou a fazer pequenas turnês no circuito inglês. Porém, a adesão de mais um guitarrista, Ollie Halsall desagradou Holdsworth que não queria dividir o palco com outro guitarrista. O Tempest lança então mais um disco, “Living in Fear” antes de encerrar em definitivo suas atividades. Porém, seu primeiro disco é um clássico do hard rock setentista, com performance inspirada e grandes canções.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
-
ArtigoCinco grandes discos de qualidade que deveriam ser conhecidos pelos apreciadores de música
23/03/2021
-
ArtigoR. I. P. Neil Peart (12/09/1952 – 07/01/2020) - A lenda do Rush se vai e deixa uma obra consistente e inigualável
10/01/2020
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Tempest
Álbum disponível na discografia de: Tempest
Ano: 1973
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar