Resenha

Night

Álbum de Gazpacho

2007

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

24/09/2020



Progressivo de sonoridade sombria e emocional, além de vocais melancólicos

Gazpacho é um grupo norueguês de rock progressivo surgido no começo do século XXI, e que desde então passou a lançar discos com frequência, onde Night é o seu quarto trabalho. Vários fãs de rock progressivo se familiarizaram com a banda principalmente durante um período em que eles abriam shows para a já consagrada e um dos nomes mais fortes do neoprogressivo, Marillion. Coincidentemente o Marillion compartilha de uma música com o nome Gazpacho, o que de certa forma, mostra que os ingleses entre tantos são um dos grupos que influencia nossos amigos nórdicos. 

“Dream Of Stone” é o número que dar as caras ao abrir das cortinas do álbum. É uma faixa com mais de dezessete minutos que soa de forma muito atraente e com uma seção rítmica hipnotizante, além de um vocal bastante melancólico, maravilhoso som de cordas e um belo violão. Existe uma grande tensão na música criada pelos contrastes entre as partes mais suaves, móveis e bombásticas. A parte final da música é ótima e merece uma menção, primeiro ela entra em uma atmosfera espacial e onírica, contendo apenas violino e piano, em seguida há a criação de um clima em movimento com uma seção rítmica propulsora e execução de guitarras uivantes, uma música progressiva simplesmente incrível. Na mesma música é possível notar lampejos dos também escandinavos Anekdoten e Landberk e de bandas como Radiohead e até mesmo um pouco de Coldplay. 

“Chequered Light Buildings” começa com algumas ondas bastante suaves de piano, além de um órgão frágil e vocais cheios de melancolias. A banda depois entra uma erupção de sonoridade pomposa e de atmosfera que envolve. Na parte final a música regressa para a sua aura apresentada na primeira parte. Uma faixa belíssima. 

“Upside Down” tem na sua primeira parte algo que o ouvinte já pode ver a essa altura como uma grande característica da banda, uma sonoridade sonhadora, primeiramente através de violão e vocais macios e depois com a entrada de um piano envolvente com fortes conotações melódicas. De repente há uma pausa seguida de um solo de guitarra de muita sensibilidade, e finalmente uma conclusão maravilhosa através de um violino de som triste e guitarra vibrante. Sensacional. 

“Valerie's Friend” começa com um violão e vocais quase que sedutores até que a banda entra trazendo com ela até um som surpreendente de bandolim. Então que a faixa entra em uma erupção pomposa com uma guitarra muito sensível e vocal dramático, elevando-se em uma atmosfera extremamente bombástica com a execução de uma guitarra de som pesado sendo o carro chefe da música. Já a parte final da música soa como uma música eletrônica ambiente, dando um grande contraste com o bandolim que foi utilizado na primeira parte.

“Massive Illusion” é a quinta e derradeira composição de Night. A música soa bastante alternada e comovente, apresentando um som distinto através de ondas magnéticas de violino e mellotron, violões vibrantes e guitarras elétricas estridentes e que edificam. Os vocais dramáticos dão a essa faixa um tom melancólico de encerramento para o disco. Novamente – como aconteceu por todo o álbum – o final da faixa é de tirar o fôlego, com um intenso trabalho de violino e uma frágil execução de piano. Simplesmente emocionante. 

Antes de ouvir esse disco, certifique-se de que você não tem nenhum tipo de problema com progressivo de sonoridade sombria e emocional, além de vocais melancólicos. Caso esteja tudo em ordem, garanto que este Night vai lhe agradar do começo ao fim.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaSyd Barrett - Barrett (1970)

    13/11/2019

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Pulse (1995)

    26/10/2017

  • Image

    ResenhaLynyrd Skynyrd - (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd) (1973)

    24/05/2018

  • Image

    ResenhaDialeto - The Last Tribe (2013)

    07/08/2021

  • Image

    ResenhaProtest The Hero - Kezia (2005)

    30/04/2022

  • Image

    ResenhaJean-Luc Ponty - Enigmatic Ocean (1977)

    01/04/2020

  • Image

    ResenhaThe Moody Blues - Days Of Future Passed (1967)

    28/03/2020

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Fear Of The Dark (1992)

    17/05/2018

  • Image

    ResenhaPremiata Forneria Marconi - Storia Di Un Minuto (1972)

    30/05/2018

  • Image

    ResenhaSantana - Abraxas (1970)

    29/01/2019

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Night

Álbum disponível na discografia de: Gazpacho

Ano: 2007

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Night



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.