Resenha

The Absence Of Presence

Álbum de Kansas

2020

CD/LP

Por: José Esteves

Colaborador Especial

16/09/2020



Um retorno com tudo

Kansas é uma daquelas bandas que não precisam de apresentação: eles provaram a capacidade deles com álbuns como Leftoverture e Point of Know Return na década de 70 e poderia estar vivendo confortavelmente apenas com os lucros de licenciamento de “Carry on Wayward Son”. A única mudança no elenco do 15º álbum “The Prelude Implicit” (que é apenas parte do elenco principal da banda) é o tecladista, que mudou de David Manion, citando “a busca por novas oportunidades”, para Tom Brislin. O álbum foi bem recebido, apesar de estar muito cedo em sua data de lançamento para ser comentado.

Muitas bandas quando lançam material anos depois de o seu pico falham em apresentar algo com muita energia ou algo muito impactante para a carreira da banda. Por alguma razão, Kansas decidiu fazer um rock progressivo com a qualidade que publicava na década de 70. A instrumentação está fantástica, em especial o violino de David Ragsdale está em termos iguais com a guitarra de Rich Williams, veterano da banda, que consegue fazer excelentes solos para as músicas, e o baterista Phil Ehart, que consegue variar de uma forma divertida dando ao álbum subidas e decidas. Infelizmente, o vocalista Ronnie Platt tenta uma imitação forçada do Steve Walsh, que apesar de funcional, não varia muito como um vocal original variaria.

A produção das músicas está fantástica, apesar de algumas delas terem elementos de épocas estranhas para a música que o álbum se propõe, em especial as baladas. Em vez de baladas puxadas para os anos 70 (músicas que o Kansas sempre foi muito capaz de executar), as duas baladas do álbum (“Never” e “Memories Down the Line”) reúnem todos os elementos característicos da balada dos anos 80. Fora essas duas, e “Circus of Illusion” que não convence muito, todas as músicas são de um rock progressivo fantástico, cheio de solos de teclado e violino. A inclusão de um instrumental de qualidade (“Propulsion 1”) prova que a banda não precisa provar mais nada a ninguém, tanto no hard rock (“Throwing Mountains”) quanto nas mais experimentais (“Animals on the Roof”).

A melhor faixa, de longe, é a abertura “The Absence of Presence”, um rock progressivo que merece um lugar eterno nas compilações de melhores faixas do Kansas do lançamento desse álbum até o futuro. Um rock progressivo com fases de violino, subidas e decidas instrumentais, um teclado que na primeira vez pega de surpresa e se apresenta dissono, mas depois começa a criar um relacionamento semi-simbiótico com os violinos, misturado com o vocal que ainda engana como sendo o do original do Kansas. Essa faixa tem a mesma qualidade das faixas do Leftoverture.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial

Membro desde: 26/08/2020

"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaWishbone Ash - Argus (1972)

    09/09/2020

  • Image

    ResenhaLed Zeppelin - Led Zeppelin IV (1971)

    31/08/2020

  • Image

    ResenhaPaul McCartney - McCartney (1970)

    16/12/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Obscured By Clouds (1972)

    14/10/2020

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath (1973)

    17/11/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - A Saucerful Of Secrets (1968)

    17/09/2020

  • Image

    ResenhaIron Butterfly - Ball (1969)

    03/09/2020

  • Image

    ResenhaDire Straits - Dire Straits (1978)

    30/10/2020

  • Image

    ResenhaDio - Holy Diver (1983)

    01/12/2020

  • Image

    ResenhaAccept - Too Mean To Die (2021)

    03/02/2021

Visitar a página completa de José Esteves



Sobre o álbum

The Absence Of Presence

Álbum disponível na discografia de: Kansas

Ano: 2020

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,75 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre The Absence Of Presence:

  • 20
    jul, 2020

    Vídeo: Veteranos prog ainda têm presença poderosa

    User Photo Roberto Rillo Bíscaro

Visitar a página completa de The Absence Of Presence



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.