
Resenha
Pirombeira
Álbum de Pirombeira
2017
CD/LP
Por: Roberto Rillo Bíscaro
Colaborador Top Notch
09/09/2020
Eclético, refinado e ainda pouco conhecido
Pirombeira é formado por Aline Falcão (teclado, sanfona e voz), Gabriel Arruti (baixo), Ian Cardoso (guitarra, viola caipira e voz), João Mendes (violão e voz), João Paim (percussão) e Rubão Nazario (bateria). Desde 2010, os baianos destacam-se na cena local e chegaram a ser indicados para o 18° Grammy Latino, como Melhor Projeto Gráfico de Álbum. O álbum em questão é a estreia homônima de 2017, realizada mediante financiamento coletivo em 2016. Da dúzia de faixas, três são vinhetas, como a psicodélica Tramela. O charme do Pirombeira é pegar tudo quanto é influência regional e global e jogar pirambeira abaixo. Sem medo de faixas instrumentais numa cultura que adora cantar junto, as mixagens de subgêneros chamam especialmente a atenção nelas. Canastra tem forte pegada fusion, o Brazilian jazz dos gringos; o jazz de Cadê o Bongo tem vibração afrossamba. Baião Pra Bonfim entrega sua afiliação no nome, mas não espere arrasta-pé purista; é pautado pelo jazz, se liga nos solos. Marítimo é jazz nordestino com gaita de Stevie Wonder e Buraco é frevo-marchinha. Ivone seria o quê? Um ijejazz? Forrojazz? O fascínio de Pirombeira é que não dá para etiquetar como sendo do subgênero tal, característica-chave da produção musical contemporânea. Os apontamentos de pertencimento ao ritmo X ou Y são apenas registros de predominâncias, para orientar leitores ainda desconhecedores do som. As canções com letra são minoria, mas não menos deliciosas. Lugar é o som típico que muitos de nós sulistas associamos quando ouvimos falar que algo vem da Bahia: afoxé, ijexá, não sabemos direito identificar as diferenças, mas é deliciosamente rebolante. Fãs de MPB-Clube da Esquina não têm do que reclamar da introspecção toadeira de Instante Pra Lembrar, que, mais para o final se empodera um bocadinho. Deu Foi Dó faz crítica social em clima de samba de roda e Sol Final é coquetel irresistível de funk, jazz, samba, afoxé; muito alto astral. Com produção límpida e prontinha para exportação, esses baianos estão à espera de que você se jogue.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch
Membro desde: 11/09/2017
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro
Sobre o álbum

Pirombeira
Álbum disponível na discografia de: Pirombeira
Ano: 2017
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar