Resenha

Ancestral

Álbum de Sertanília

2012

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

06/09/2020



Você conhece música sertanesa?

O Sertanilia caracteriza sua música como sertanesa, feminino do sertanês utilizado nas obras de Elomar Figueira Mello. Segundo o trio, o neologismo foi criado para se diferenciar de "sertanejo", palavra que foi perdendo o real significado e se distanciando do universo do sertão à proporção em que foi empregada pelo mercado musical das grandes gravadoras.

Formado em 2010, o Sertanilia é composto por Aiace (vocais), Anderson Cunha (violão, bandolim e viola) e Diogo Flórez (percussão). São sempre acompanhados por João Almy (violão), Fernanda Monteiro (violoncelo), Mariana Marin (percussão) e Raul Pitanga (percussão). Essa profusão de instrumentos traduz-se em riqueza sônica inspirada nas diversas manifestações culturais do sertão, como cocos, maracatus, sambadas e ternos de reis. Sem sucumbir a folclorismos anacrônicos na produção, os baianos mesclam com destreza boa dose de contemporaneidade às tradições que querem registrar.

Premiado e com diversas apresentações em países como Portugal, Holanda e Espanha, o Sertanilia estreou em álbum com Ancestral. São 14 faixas, onde o grupo apresenta canções autorais e releituras. Traz convidados especiais, como Bule-Bule, Xangai e os percussionistas pernambucanos Nego Henrique e Emerson Calado, que fizeram parte do Cordel do Fogo Encantado e Gilú Amaral, da Orquestra Contemporânea de Olinda.

Além das regravações e do material próprio, o Sertanilia salpica Ancestral com vinhetas extraídas de material autêntico dos grupos de Folia de Reis que pesquisa. É o caso de Areia do Mar, Canto de Chegada e Canto de Despedida. Em Eu Vou Embora Daqui, a música sertanesa autêntica é misturada com efeitos de estúdio, como sinos, choros e contracantos meio clérico-góticos.

Polida produção e simbiose entre tradição e ruptura garantem o apelo universalizante do Sertanilia. Tome-se o caso de Ciranda do Fim do Mundo. Inspirada no ritmo do título, a canção é porém, tensa, densa; espécie de neurótica ciranda urbana, em consonância com a letra-denúncia da roda-viva do consumismo contemporâneo.

Felizmente, porém, existe muito tempo e espaço para lirismo e felicidade em Ancestral. Sambada de Reis e Nobre Folia são pura ferveção de Reis; Pombinha do Céu é catirento coco, ritmo que também informa Pras Bandas de Lá. Mas, note como os momentos finais da canção orientalizam-se em clima 1001 Noites. E quem disse que a ibérica Folia de Reis não tem influência mourisca?

A linda voz de Aiace incandesce o clima sertão-carcará de Incendeia e emociona na longa Meus Buritizais Levados de Verde, lamento fúnebre, que tem recitação de trecho decisivo de Grande Sertão: Veredas.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaLeela James - See Me (2021)

    06/08/2021

  • Image

    ResenhaBig Big Train - Folklore (2016)

    27/09/2017

  • Image

    ResenhaNina Zilli - Sempre Lontano (2010)

    01/03/2021

  • Image

    ResenhaLana Del Rey - Honeymoon (2015)

    29/03/2021

  • Image

    ResenhaGenesis - Nursery Cryme (1971)

    18/09/2017

  • Image

    ResenhaA Flock Of Seagulls - Ascension (2018)

    04/09/2018

  • Image

    ResenhaCeleste - Celeste (1976)

    16/10/2019

  • Image

    ResenhaInternational Teachers Of Pop - International Teachers Of Pop (2019)

    17/08/2020

  • Image

    ResenhaPrivate Lives - Prejudice And Pride (1984)

    07/01/2022

  • Image

    ResenhaAmauri Falabella - Tempo de Paz (2021)

    05/10/2021

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Ancestral

Álbum disponível na discografia de: Sertanília

Ano: 2012

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Ancestral



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.