Obrigatório para quem ama o rock progressivo
Se uma pesquisa fosse feita sobre qual seria o ano mais importante da música, por certo, 1972 teria boas chances de ganhar. Não são poucos os discos clássicos desse período dourado, que revelou o auge do rock progressivo. Nessa onda criativa o Nektar também aproveitou para deixar sua marca com o espetacular A Tab in The Ocean. Aproveito para dizer que é a mais alemã das bandas britânicas, e muita gente confunde até hoje suas origens, dizendo que são da terra do chucrute. Até porque, os músicos conheceram-se na Alemanha e excursionaram como trio por um bom tempo e sob o nome Prophesy. Quando voltaram para Londres, mudaram para Nektar, esse já como quarteto, agora com Roye Albrighton nas guitarras. Não dá para descrever facilmente o som a partir de outras bandas, podemos dizer que algo neles transborda um pouco de Mood Blues, Camel, Focus e Emerson Lake and Palmer. Portanto quem não conhece, deve correr imediatamente para as plataformas ou youtube e adentrar na dimensão do Nektar. A faixa título é grandiosa em todos os momentos, nuances, reviravoltas e progressões que deixam qualquer um em estado de transe. Letras sobre ficção cientifica e a marcação em ritmo marcial, são apenas uns dos pontos fortes da suíte, que para o espanto de alguns, pode ser colocada tranquilamente em pé de igualdade com as aclamadas Close to the Edge, Supper's Ready e Tarkus. Quando acaba a segunda parte do refrão, a satisfação aumenta na dobradiça instrumental encabeçada sobre uma progressão de guitarra que é de outro planeta, construída com um peso que extrapolava os limites do progressivo da época (se é que tem limites). Desolation Valley / Waves mostra o lado mais psicodélico em notas com a sensibilidade do blues e jazz. Do outro lado com Crying In The Dark, o hard prog ataca nossos tímpanos. Percebe-se a influencia que o ELP teve sobre eles. Por instantes vem a sensação de ouvirmos algum trecho de Tarkus. King Of Twilight tem instrumental nervoso e menos sofisticado em relação as demais. Não deixa de ser estranha por isso, e com certeza é ai que reside a graça e admiração pelo Nektar. Os coros remetem as ótimas trilhas do saudoso Ennio Morricone. Fãs de Iron Maiden conhecem de cor e salteado King Of Twilight, pois a donzela fez dela um cover sensacional. Esse, parte do EP Aces High. Conclui-se que a ideia partiu de Steve Harris, um grande fã de prog, demonstrando o respeito que os bangers de verdade tem pelo distinto estilo. Com o clássico Remember the Future, o Nektar abandona um pouco o tradicional e parte para influencias que pescam um pouco mais o groove. Digamos, uma pimentinha de funk soul para abrilhantar e enriquecer o que já era bom, assim com os holandeses do Focus fizeram. Sem esquecer que entre A Tab in the Ocean e Remember the Future, temos o poderoso e amplamente improvisado Sounds Like This.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

A Tab In The Ocean
Álbum disponível na discografia de: Nektar
Ano: 1972
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,75 - 4 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre A Tab In The Ocean:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar