
Resenha
Camaleão Borboleta
Álbum de Graveola e o Lixo Polifônico
2016
CD/LP
Por: Roberto Rillo Bíscaro
Colaborador Top Notch
01/09/2020
Metamorfose esvoaçante
A estrada do Graveola e o Lixo Polifônico é longa e bem-sucedida. Formado em 2004, em Belo Horizonte, já excursionou pela Europa, gravou EP em Londres e foi indicado na categoria melhor grupo ao Prêmio da Música Brasileira. Membros como Luiz Gabriel Lopes e Luiza Brina têm carreiras-solos e todos participam de trabalhos paralelos, provando que a cena mineira fervilha tanto quanto no tempo do Clube da Esquina. Camaleão Borboleta é o mais Tropicalista de seus trabalhos; o título alude ao caráter m/Mutante do som, simbolizado pela metamorfose ambulante dos dois coloridos animais. O caráter polirritmico manifesta-se de faixa a faixa, mas também dentro delas. Tempero Segredo começa meio baladinha, vira reggae e no meio psicodeliza, para falar duma ervinha proibida. Reggae e doideira psicodélica têm tudo a ver. Como os Tropicalistas, o Graveola mistura psicodelia com aquela pegada nacional. Maquinário tem percussão afro, lá-iá-lá-iá de samba, mas com arranjo de quem conhece e foi influenciado por rock. Back In Bahia parece saída de um álbum sessentista de Gal Costa: a letra fala em Bethânia e o cantar de Brini é bossa, mas o instrumental é algo como uma psicotimbalada. Aurora é bolero pós-moderno, que na letra rima Espanha com arranha e tem cornetinha ao fundo. Tão Caê-Qualquer-Coisa pra lá de Marrakech. Sons afoxéticos são outra influência vital nesse trabalho, que às vezes lembra Novos Baianos e A Cor do Som, como atestam Índio Maracanã ou Talismã, que tem participação de Samuel Rosa, do Skunk. Claro que o Graveola trabalha essas referências pra fazer som seu, não decalques: ouça o tecladinho Jovem Guarda com andamento afrofrevo, de Sem Sentido, cuja letra é sobre ativismo online. O caráter ativista está também na letra hispano-portuguesa da psicobossa Costi, que psicodeliza o Clube da Esquina.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch
Membro desde: 11/09/2017
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro
Sobre o álbum

Camaleão Borboleta
Álbum disponível na discografia de: Graveola e o Lixo Polifônico
Ano: 2016
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar