Resenha

Acabou Chorare

Álbum de Novos Baianos

1972

CD/LP

Por: Diogo Franco

Colaborador

29/08/2020



Um mistério de outro planeta, e não só as meninas dançam!

Quando os primeiros acordes de Brasil Pandeiro ecoam, de cara pensamos se tratar de mais um disco de MPB dos anos 70, mas basta as vozes de Baby do Brasil e Moraes Moreira entrar pra que o encadeamento de notas mude e você se dê conta do algo mais presente nessa obra. Esse "algo mais" fica mais evidente já na segunda canção, a imortal Preta Pretinha, conhecida por 9 entre 10 pessoas, incluindo crianças. Com uma estrutura simples de acordes (dois apenas ao longo de 90% da canção), essa música é a personificação da expressão "menos é mais", através de uma letra cativante e ritmo contagiante que remete à brasilidade folclórica do nosso tão rico nordeste. 

A variedade de ritmos é impressionante, como o rock cheio de swing e riff deliciosmente irregular de Tinindo Trincando, que ainda conta com um estupendo solo de Pepeu Gomes e uma inserção de baião no meio. E por falar em swing, o disco segue com Swing de Campo Grande, uma espécie de samba, misturado com afoxé e muita latinidade, riffs de cavaquinho com fraseados certeiros e harmonia de violão sensacional descambando num solo recheado de frases impossíveis, algo que até hoje pouquíssimos artistas conseguiram fazer algo que chegasse ao menos perto do nível musical dessa pérola. 
Quer mais? A faixa título foi escrita por Luiz Galvão a partir de um episódio curioso, onde impressionado com uma quantidade absurda de abelhas que entrevam no seu apartamento e pousavam em sua mão, ligou para João Gilberto e contou a história obtendo a seguinte resposta do mestre: "a abelha beija a flor e faz o mel..." retrucando depois "e ainda faz zunzun....". Com isso na cabeça, perguntou se podia usar a frase e João respondeu "sim, deve..." 

Acabou Chorare era uma expressão usada pela filha de João quando ainda era criança na fase de falar tudo do modo que lhe vinha à cabeça, como muitas crianças fazem até hoje. O disco inteiro é maravilhoso, pois ainda temos a fantástica Mistério do Planeta, com suas variações rítmicas e violão acentuado, A Menina Dança com Baby cantando uma letra pra lá de sacana e mais riffs a lá rock n' roll e mais inserções de música brasileira. O disco chega ao fim com um instrumental chamado Um Bilhete Pra Didi, que lembra muito a famosa Brasileirinho, uma versão editada de Preta Pretinha e Besta é Tu, um clássico do estilo pra lá de bem humorado. O fato é que esse disco é uma das maiores obras já lançadas não só no Brasil, com no mundo. Musicalmente rico, contém virtuosidade, latinidade, brasilidade, bom humor, sendo uma verdadeira aula de bom gosto quase inatingível , diga-se de passagem. Ao passear por diveros estilos, os Novos Baianos conseguiram ser fenomenais tocando de tudo, do baião ao rock, do samba e mpb ao frevo, sempre com maestria e qualidade. 

Nem dirija a palavra à quem não curte esse disco.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diogo Franco

Nível: Colaborador

Membro desde: 31/12/2019

"Sou carioca de Nova Iguaçu , músico há 25 anos , admirador de AOR , Hard , Glam , Heavy Metal e suas vertentes. Tenho 38 anos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    EntrevistaRenan Zonta e Ben Hur

    19/09/2020

  • Image

    ResenhaPetra - Beyond Belief (1990)

    12/01/2020

  • Image

    ResenhaThe Night Flight Orchestra - Aeromantic II (2021)

    17/10/2021

  • Image

    EntrevistaMiltinho Romero

    15/07/2020

  • Image

    ResenhaSaxon - Destiny (1988)

    13/01/2020

  • Image

    ResenhaKylie Minogue - Disco (2020)

    20/11/2021

  • Image

    EntrevistaTony Borg

    04/03/2021

  • Image

    EntrevistaRobert Säll

    23/02/2021

  • Image

    ResenhaResgate - Praise (2000)

    21/06/2020

  • Image

    ResenhaAerosmith - Permanent Vacation (1987)

    31/01/2021

Visitar a página completa de Diogo Franco



Sobre o álbum

Acabou Chorare

Álbum disponível na discografia de: Novos Baianos

Ano: 1972

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Acabou Chorare:

  • 14
    abr, 2020

    Os (eternamente) Novos Baianos

    User Photo Luan Simões

Visitar a página completa de Acabou Chorare



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.