Resenha

Eye In The Sky

Álbum de The Alan Parsons Project

1982

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

12/12/2017



O encaixe perfeito entre o Pop e o Rock Progressivo.

Gravado no famoso Abbey Road Studios, "Eye In The Sky" é um álbum histórico. Primeiramente por possuir uma das canções mais famosas dos anos 80 e que é executada nas rádios até nos dias de hoje. A faixa-título possui melodia suave e um refrão espetacular para cantar junto. Uma combinação estrutural perfeita para uma canção de sucesso. Em segundo, por figurar no tracklist de um álbum marcante para a carreira do nomeado produtor Alan Parsons, sendo por muitos considerado seu melhor álbum, com um encaixe perfeito entre as faixas mais Pop e o Rock Progressivo.

Iniciando com a já conhecida e espetacular instrumental "Sirius", fica somente aquela vontade de "quero mais". A faixa é fantástica e é possível ouvi-la em apresentações de lutadores em ringues, entrada de jogadores da NBA e de partidas de futebol, e também nas telinhas.
Após a já mencionada faixa-título cantada por Eric Woolfson, seguimos para mais uma faixa espetacular: "Children of the Moon". Uma música que lembra os melhores momentos dos Wings de Paul McCartney. O vocal de David Paton é excelente e a faixa é um dos destaques.
"Gemini" é liderada por Chris Rainbow nos vocais. Trata-se de uma peça breve, levemente orquestrada e com belíssimas vocalizações. Encantadora.
Abram alas para a magnífica "Silence And I". Uma balada que provoca arrepios, com uma letra profunda e reflexiva, além de uma passagem orquestrada simplesmente fantástica. E parabéns ao saudoso Eric Woolfson pela belíssima interpretação.
Aqui o álbum começa a despertar a necessidade de uma música mais rock, que é suprida com "You're Gonna Get Your Fingers Burned". A faixa possui ótimo refrão e melodias vocais perfeitas para Lenny Zakatek, que canta à vontade.
"Psychobabble" é interpretada com maestria por Elmer Gantry, que contribuiu para deixá-la com um ar mais rock, apesar de ser uma faixa pop, com requintes de David Bowie ou dos primeiros álbuns de Peter Gabriel. Boa faixa, trazendo diversificação em comparação com as demais.
A instrumental "Mammagamma" também empolga, assim como "Sirius". Trata-se de uma daquelas faixas que despertam a vontade de estar lá, tocando junto com o grupo, deixando a canção nos conduzir.
Novamente com Lenny Zakatek e de volta ao rock, agora de forma suave e com toques de "Electric Light Orchestra", "Step By Step" também o fará cantar junto.
A balada "Old And Wise" é cantada por Colin Blunstone, que é acompanhado por um instrumental perfeito e com orquestrações belíssimas. O solo de saxofone do final da canção é de arrepiar e a letra também é bela e reflexiva.

Neste álbum, a dupla de compositores Alan Parsons e Eric Woolfson encontrou uma coesão perfeita entre a temática das letras, que falam sobre a vida e o universo, e as músicas, com composições diretas e com fácil assimilação. Há quem tenha deixado de seguir a carreira do "The Alan Parsons Project" após a mudança de direcionamento dos anos 80, o que ficaria mais evidente ainda com o próximo álbum, "Ammonia Avenue". Sinceramente, acho o grupo fantástico e encontro grandes momentos em todos os álbuns da carreira da banda.

Confira "Eye In The Sky", um dos grandes clássicos dos anos 80.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBellini - Bellini Rock (2017)

    04/07/2018

  • Image

    ResenhaThe Fringe - The Fringe (2016)

    14/12/2017

  • Image

    Entrevista3 anos de 80 Minutos - Entrevista com Tiago Meneses

    01/09/2020

  • Image

    DivulgaçãoBanda Damage Corporation lançando primeiro EP

    16/07/2020

  • Image

    ResenhaJeff Lynne - Armchair Theatre (1990)

    06/02/2019

  • Image

    ResenhaRingo Starr - Time Takes Time (1992)

    25/09/2020

  • Image

    ResenhaSteve Perry - Traces (2018)

    13/11/2018

  • Image

    ResenhaKiss - Rock And Roll Over (1976)

    02/05/2018

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Raging Silence (1989)

    06/06/2021

  • Image

    ResenhaPaul McCartney - Press To Play (1986)

    08/06/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Eye In The Sky

Álbum disponível na discografia de: The Alan Parsons Project

Ano: 1982

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,4 - 5 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Eye In The Sky



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.