Resenha

Prophecy

Álbum de Soulfly

2004

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

22/08/2020



Genialidade em explorar outros estilos

É ... vamos lá, falar do Soulfly - banda a qual me apaixonei a cinco anos atrás, e uma das comandantes do som pesado. Preciso dizer que andei olhando as criticas sobre Prophecy e discordo sobre o que maioria acha, apesar de respeitar tais opiniões.
A verdade é que comprei recentemente esse álbum e viciei, verdade também que muitos não entenderam que o Max está alem do convencional, deveriam ter percebido já em Roots (1996), é, não custa reforçar a causa. Dito isso, observamos que desde o princípio com o Soulfly, ele jogou os experimentos tribais do Sepultura e foi alem para com Prophecy, situação que desagradou muitos incautos. 
Outro fato a ser dito, é que Max Cavalera passou algum tempo na Sérvia e em retiro espiritual, retiro que inspirou várias letras do disco.

Não é preciso fazer um faixa a faixa dessa vez, basta ouvir e sacar a sequencia matadora iniciada com "Prophecy" como abertura, seguida de "Living Sacrifice", "Execution Style" e "Defeteat Us". 

"Mars" configura apenas um dos exemplos da genialidade em colocar outros elementos e encaixa-los de forma tão natural, que chega a assustar. Em certa parte no meio da porradaria, tudo se transforma em ouro ao entrar um interlúdio de solos flamencos, enquanto o baixo trabalha no subsolo. Logo vem a cítara para complementar as frases de Marc Rizzo. O tempero final é com a levada do reggae; ora, quem mais pensaria em algo tão genial, sem ser o tal Max Cavalera ?. 

"I Believe" também trabalha com inusitadas nuances, não nos moldes de "Mars", e sim com vozes delicadas sobre dedilhados e temas de rap, e não carimbadas com a caricatura do new metal, pois é muito melhor. O refrão rápido e simples pode transportar mesmo que por breve momento, ao tempo do Messiah, com o espetacular Rotten Perish.

"Moses" bebe a taça do reggae, como uma gangorra de sobe e desce. Ora porrada thrash, ora fumacê jamaicano. E vou te dizer, funciona de forma sublime, todavia, aos que tem a mente aberta.

Ainda temos "Born Again Anarchist", "Porrada" (com direito a um samba em seu final) "The Mean Time" (cover do Helmet), "Soulfly IV" - com toda sua calmaria e acordes mezzo jazz, aliado a percussão, e ... por fim, "Wings" - canção estranha com acordes similares a Soulfly IV, bem trabalhados na voz soul de Asha Rabouin. Ainda sobre Wings, espanta a brusca mudança de trajetória nas entradas dos trompetes, como uma espécie de fanfarra, ou música mexicana, terminada ainda com um trecho de música árabe, ou, algo que remeta a isso. Claro que foi alguma brincadeira deles para o desfecho, o que não compromete o resultado final.

Prophecy conta com a participação especial do baixista David Ellefson (co-fundador do Megadeth) nas faixas Prophecy, Deafeat U, Mars, I Believe e In the Meantime. As outras ficam na conta do baixista Bobby Burns.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRaul Seixas - A Pedra Do Gênesis (1988)

    29/04/2021

  • Image

    ResenhaWax - Magnetic Heaven (1986)

    12/06/2021

  • Image

    ResenhaTony Iommi - Iommi (2000)

    21/09/2019

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Infinite (2017)

    05/03/2020

  • Image

    ArtigoRanking - Discografia do Genesis

    22/11/2020

  • Image

    ArtigoQuase dez anos...

    07/05/2020

  • Image

    ResenhaIra! - Ira (2020)

    06/06/2020

  • Image

    ResenhaBon Jovi - This House Is Not For Sale (2016)

    10/07/2020

  • Image

    ResenhaOverkill - The Years Of Decay (1989)

    11/08/2018

  • Image

    ResenhaYes - Magnification (2001)

    30/09/2018

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

Prophecy

Álbum disponível na discografia de: Soulfly

Ano: 2004

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Prophecy



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.