Resenha

Isolation

Álbum de Kali Uchis

2018

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

14/08/2020



Fervente e fervilhante

Karly-Marina Loaiza nasceu e cresceu na ponte Colômbia-Estados Unidos. Sempre envolvida por/com música e vídeo, seu pai sugeriu-lhe o nome artístico Kali Uchis. Desde adolescente, vem lançando material e colaborando com gente do naipe de Snoop Dogg. Dia 6 de abril, de 2018, finalmente saiu seu primeiro álbum cheio.

À primeira vista, Isolation parece título inadequado:

- Uchis já mostra seu poderio ao juntar-se a tanta gente boa e famosa em sua estreia: a lenda Bootsy Collins; Damon Albarn, do Blur e Gorilaz; a ascendente Jorja Smith. Isso pra mencionar apenas os mais graúdos (pra mim).
- bilíngue e abordando temas como imigração e exploração trabalhista, além do usual amor e bravatas pós-modernas, Isolation é nada isolacionista ou ensimesmado. Ao contrário, é cadinho fervilhante e fervente de ajuntamentos.

A menina, porém, é sábia além da tenra idade (nasceu em julho de 1994) e cônscia de sua posição no pop contemporâneo. Isolation tem esse nome, porque ela não quis seguir as principais tendências sônicas e de produção atuais. Uchis inventou sua sonoridade, através de caleidoscópica recombinação de elementos, às vezes, tantos em uma só canção, que daria resenha à parte para algumas delas. Kali está isolada no cenário; sabe disso, orgulha-se e demonstra segurança e a coragem de desbravadora. O resultado nas paradas foi o esperado: a maioria não ouviu, mas quem o fez, não teve remédio senão cair de joelhos, daí as resenhas reverentes chovidas de todo canto.

As quinze faixas jamais derrapam e até os interlúdios se sustentam, como minicanções. Uchis arriscou-se: atira pra todas as direções, mas acerta os alvos, sem exceção. Seja com vozinha de anjinha ninfetada na bossa-jazz de Body Language, seja no synthpop chiptunado, de causar inveja a qualquer beldade gelada da Escandinávia, de In My Dreams, Uchis canta com segurança e os arranjos são inventivos e originais. Os timbres de Just a Stranger fazem-na soar como se produzida em dimensão paralela, que estivesse experienciando uma década de 70 coetânea aos nossos 2010’s. A balada soul Flight 22 causa a mesma impressão, às vezes. Ela desacelera o reggaeton em Tyrant e Nuestro Planeta; desliza pelo urban soul, em After the Storm e é influenciada por Amy Winehouse na modernidade retrô de Feel Like a Fool.

Resenhar álbuns tão inovadores é desafiador, porque descrições como “balada soul” são redutoras e ineficazes. Cada canção é montada a partir da simbiose de tantos elementos. Miami, talvez o Everest de Isolation, é exemplar nesse sentido. Em seus quatro minutos, las cabroncitas Kali Uchis e BIA cantam sexy, proferem bravatas rap, em cima de arranjo que é uma galáxia nova: tem cheirinho bem suave de trap, guitarras plangentes à Steve Howie e clima de Lana del Rey, produzida por Serge Gainsbourg tudo ao mesmo tempo ou se alternando. E mantém a qualidade pop de ir direto ao ponto.

Experimentação e desbravamento afugentam os sem paciência para inacessibilidade. A genialidade de Isolation, dentre outras coisas, reside na capacidade canibal de Uchis e seus produtores de recombinarem elementos e transformá-los em pop perfeitamente acessível. Isolation é música ‘fácil”, para curtir, só não é conformista.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaQuella Vecchia Locanda - Il Tempo Della Gioia (1974)

    13/01/2020

  • Image

    ResenhaTracey Thorn - Record (2018)

    25/04/2018

  • Image

    ResenhaBrief Encounter - We Want To Play (1981)

    10/07/2020

  • Image

    ResenhaJordan Occasionally - Indigo (2021)

    10/05/2021

  • Image

    ResenhaArthur Verocai - Arthur Verocai (1972)

    09/01/2021

  • Image

    ResenhaUnifaun - Unifaun (2008)

    05/03/2021

  • Image

    ArtigoDuran Duran: a história até o ano 2000

    23/06/2018

  • Image

    ResenhaJJ Thames - Raw Sugar (2016)

    10/06/2020

  • Image

    ResenhaThe Prodigy - The Day Is My Enemy (2015)

    29/10/2018

  • Image

    ResenhaTony Momrelle - Best Is Yet To Come (2019)

    30/05/2020

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Isolation

Álbum disponível na discografia de: Kali Uchis

Ano: 2018

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Isolation



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.