Resenha

Ringo

Álbum de Ringo Starr

1973

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

13/08/2020



Divertido, agradável e surpreendente

Vamos falar a real, com John Lennon, Paul McCartney e George Harrison iniciando em carreira solo, era óbvio que a maioria dos fãs deixaria a de Ringo Starr em segundo plano. Depois dos seus dois primeiros álbuns então, ficou mais fácil ainda tomar esta decisão. O mais legal é que o próprio Ringo sabia disso, tanto que pediu ajuda dos seus ex-colegas de banda para a produção do seu terceiro disco. E o acerto foi em cheio!

"Ringo" conseguiu detonar nas paradas, recebendo disco de platina. É marcante também por ser o primeiro disco a contar com a participação de todos os ex-Beatles (separadamente) até o assassinato de John Lennon, em 1980. Seus amigos cantaram, compuseram e tocaram, sendo um reforço de peso enorme para alavancar a carreira solo do baterista. Isso sem falar nas outras notáveis participações.

Começamos o disco com uma faixa que acho fenomenal. Somente a cabeça de John Lennon, criadora de músicas como "Strawberry Fields Forever" e "I Am The Walrus", poderia sugerir uma canção tão criativa, seja em termos líricos ou melódicos, combinando perfeitamente com Ringo. "I'm The Greatest" é muito legal e divertida, além de contar com os vocais de apoio de John.
"Have You Seen My Baby" é uma canção de Randy Newman, famoso compositor de rock e pop rock. Uma faixa dançante e conduzida pelo piano, bem no estilo Elton John. Muito legal.
"Photograph" é uma faixa pop de melodia belíssima composta por Ringo e George Harrison, que também contribui nos vocais e violões. A faixa foi um grande sucesso nas rádios, com todo mérito. George também compôs "Sunshine Life for Me (Sail Away Raymond)", que traz uma abordagem country muito legal feita pela produção de Richard Perry. Há um quê de folk aqui também, que destaca um lado de George não muito explorado em sua carreira solo. Novamente, os vocais dobrados soam muito como Beatles, o que é muito bacana.
O lado A é fechado com a cover "You're Sixteen", dos irmãos Sherman. É um rockabilly muito legal e funcionou muito bem. Aqui temos também Paul McCartney no "kazoo".
Começando o lado B, Ringo mostra que também mereceu espaço como compositor na dançante "Oh My My" que, assim como "Have You Seen My Baby", traz aquele som dançante puxado pelo piano. A faixa é parceria com Vini Poncia, que figurou muito nas parcerias de composições com Ringo nos anos 70. Há também a participação de Martha Reeves, do grupo Martha and the Vandellas. "Step Lightly" também é composição de Ringo, agora sozinho, e funciona bem. A faixa possui um gingado gostoso e é bem agradável.
Chegamos a mais um destaque, "Six O'Clock" é composição de Paul e Linda McCartney. É a marca da fase Wings, mas ficou com cara de Beatles com a voz de Ringo. Uma balada deliciosa e que novamente brilha com os vocais dobrados do refrão. Essa aqui me transporta lá para "Octopus's Garden", do disco "Abbey Road". Há também uma versão estendida dela que saiu como bônus nas versões recentes do disco "Goodnight Vienna".
Seguindo em direção ao final do disco, "Devil Woman" é mais uma composição de Ringo e Poncia, trazendo um rock bem hard dos anos sessenta, além de uma letra curiosamente ousada. Por fim, o disco é encerrado de maneira bem legal, com a faixa "You and Me (Babe)", de George Harrison e Mal Evans - roadie e assistente pessoal dos Beatles na década de sessenta. A balada é muito legal e no final há uma espécie de despedida de Ringo como no final de um show, no qual ele agradece a todos que participaram do disco.

A versão em CD veio acompanhada de "It Don't Come Easy", outro grande sucesso de Ringo e também composto em parceria com George Harrison. Temos também "Early 1970" e "Down and Out", duas boas faixas compostas por Ringo.
Além dos convidados que já citei, temos mais outros destaques, como Billy Preston, Marc Bolan, Klaus Voormann, Harry Nilsson e por aí vai...

"Ringo" é um disco que foi planejado, teve o investimento necessário (bem alto) e conseguiu resgatar uma energia perdida em Ringo e talvez também nos seus ex-colegas de banda. Um álbum essencial para os fãs dos Beatles e também de música boa. A diversão é mais do que garantida.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaKiss - Hot In The Shade (1989)

    01/11/2018

  • Image

    ResenhaElton John - Songs From The West Coast (2001)

    04/08/2021

  • Image

    ResenhaSavatage - Streets: A Rock Opera (1991)

    23/06/2021

  • Image

    ResenhaAccept - Objection Overruled (1993)

    01/10/2021

  • Image

    ResenhaGamma Ray - Empire Of The Undead (2014)

    25/08/2017

  • Image

    ResenhaBad Company - Company of Strangers (1995)

    22/03/2017

  • Image

    ResenhaStarfish64 - The Future In Reverse (2018)

    09/08/2018

  • Image

    ResenhaKiss - Asylum (1985)

    28/09/2018

  • Image

    ResenhaRingo Starr - Ringo 2012 (2012)

    27/01/2021

  • Image

    ResenhaElton John - Wonderful Crazy Night (2016)

    19/09/2017

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Ringo

Álbum disponível na discografia de: Ringo Starr

Ano: 1973

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Ringo



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.