Resenha

Down To Earth

Álbum de Rainbow

1979

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

11/08/2020



O início de uma nova era

Foi aqui, em "Down To Earth", que o Rainbow de Ritchie Blackmore deixou de ser uma potência do hard/heavy e se tornou mais uma das inúmeras bandas de AOR que surgiriam no final da década de 70 e início da de 80. Dio deu lugar a Graham Bonnet (Alcatrazz, The Marbles). Roger Glover acabou cedendo e voltou a integrar uma banda como baixista, além de produtor. Cozy Powell ficou. Por fim, o talentoso Don Airey chegou para dar mais corpo aos teclados. E assim começava uma nova era para a banda.

Ritchie Blackmore queria soar mais comercial, e já sabemos que este foi o principal motivo das desavenças com Dio. E conseguiu, tanto que "Down To Earth" emplacou "Since You Been Gone" e depois "All Night Long", duas faixas mais acessíveis e bem diferentes do que a banda havia feito. A primeira foi escrita pelo guitarrista do Argent, Russ Ballard, e lançada por ele em 1976. Ambas são AOR puro. Um fato interessante aqui, é que a voz de Graham Bonnet encaixou muito bem na proposta e o vocalista fez um excelente trabalho, apesar de que não há dúvidas de minha parte quanto a Ronnie James Dio como o maior de todos, em estúdio e ao vivo.
Por ser um disco mais acessível, Cozy Powell teve pouco espaço para brilhar. Insatisfeito, saiu pouco depois. Com razão, já que músicas como "Makin' Love" e "Love's No Friend" devem ter dado sono no baterista durante as gravações. Não estamos falando de um disco ruim, afinal, faixas como "Eyes Of The World" e "Dangerzone" ainda trazem um pouco daquele clima mais pesado e denso dos discos anteriores. Gosto das duas. Do lado mais rock and roll, "Lost In Hollywood" - boa faixa - e "No Time To Lose" também trazem alguma lembrança. Mas, no pacote completo, o álbum deixa um gostinho amargo.

"Down To Earth" é um disco forte, porém mergulhou em um novo gênero e acabou não trazendo muitas inovações. Além disso, se comparado com os antecessores, perde feio. Ouvindo-o de maneira despretensiosa, dá pra curtir alguns bons momentos. 

Graham Bonnet acabou não ficando por muito tempo. Excursionou com a banda após o lançamento do disco, mas acabou saindo no início das sessões do disco seguinte, "Difficult to Cure", que traria o grande Joe Lynn Turner para o posto, assim como o também excelente Bob Rondinelli para a batera.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMagnum - The Monster Roars (2022)

    24/01/2022

  • Image

    ResenhaVan Halen - Van Halen III (1998)

    19/05/2021

  • Image

    ResenhaVictory - Gods Of Tomorrow (2021)

    17/01/2022

  • Image

    ResenhaThe Moody Blues - On The Threshold Of A Dream (1969)

    26/11/2019

  • Image

    DivulgaçãoNâmbula Mangueta: Powergilrtrio lança EP de estreia

    23/05/2019

  • Image

    ResenhaGiant - Shifting Time (2022)

    11/02/2022

  • Image

    ResenhaPendulum of Fortune - Return To Eden (2019)

    03/09/2019

  • Image

    ResenhaAccept - Objection Overruled (1993)

    01/10/2021

  • Image

    DivulgaçãoBanda Red Roll lança vídeo para novo single "Your Truest Part"

    24/03/2021

  • Image

    ResenhaKiss - Creatures Of The Night (1982)

    03/07/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Down To Earth

Álbum disponível na discografia de: Rainbow

Ano: 1979

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 8 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Down To Earth



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.