Resenha

The Great Unknown

Álbum de Eric Gillette

2016

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

05/12/2017



"John Petrucci Jr" segue evoluindo

Primeiramente, deixe-me explicar o título da resenha. "John Petrucci Jr" é como Mike Portnoy carinhosamente apelidou seu companheiro de "The Neal Morse Band" e agora "The Shattered Fortress", o guitarrista Eric Gillette. Juntos desde o início da nova banda de Neal Morse, era natural que se tornassem amigos.
Após a seleção de Eric para a "The Neal Morse Band", sua carreira solo começou a despertar interesse dos fãs do grupo, principalmente por ter demonstrado talento não só nas sete cordas de sua guitarra, mas também como vocalista.

Confesso que mergulhei às cegas na audição deste trabalho. Esperava encontrar algo mais melódico e virtuoso, talvez influenciado pela banda que está ou por músicos como Satriani ou Eric Johnson. É aí que o apelido dado por Mike Portnoy começa a fazer sentido. É notável que Eric é fã e possui o Dream Theater como sua principal influência. Trata-se de um álbum de metal progressivo com requintes da antiga banda de Mike e também de bandas como: Symphony X e Threshold.

Abrindo com "The Great Unknown", há a sensação de estarmos ouvindo o álbum "Train Of Thought" do Dream Theater. Uma faixa pesada, mas com melodia de fácil acesso.
Na mesma levada da faixa anterior, "The Aftermath" mantém o peso e a fácil assimilação. Uma faixa que poderia tranquilamente ter saído do "Systematic Chaos", também do Dream Theater.
A épica "Escape" é mais melódica. Uma viagem extremamente agradável, em que seus dezoito minutos passam rapidamente. A guitarra de Eric explora as influências de John Petrucci com solos melódicos e interessantes.
"Damage Is Done" surge para retomar o peso de forma mais cadenciada. Já a balada "Empty" aparece no momento ideal e é mais um acerto de Eric.
Lembra das influências de Eric Johnson e Joe Satriani que comentei? É possível encontrar um pouco delas em "Runaway", a minha favorita. Adoro sua cadência e o som de guitarra que nos faz lembrar Steve Rottery (Marillion).
"All I Am" segue na levada mais cadenciada de "Damage Is Done", porém não funcionou tão bem. É a faixa mais cansativa do álbum, que poderia ter sido finalizado com "Runaway".

Eric Gillette está em evolução constante, principalmente agora que trabalha ao lado de monstros do Rock Progressivo na "The Neal Morse Band". Só tem a ganhar, e este trabalho mostra que já é um excelente cantor e guitarrista. Aprimorando o lado compositor, com certeza irá disputar espaço com os músicos mais conceituados. Não é necessário ter pressa, pois Eric é um cara jovem e tem uma longa carreira pela frente. Inclusive, seus álbuns podem ser encontrados para compra no site da Radiant Records, gravadora responsável pela distribuição dos álbuns de Neal Morse. Foi lá que adquiri: "The Great Unknown", um álbum extremamente interessante, acessível e recheado de metal progressivo de qualidade.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    EntrevistaArjen Anthony Lucassen

    05/03/2018

  • Image

    ResenhaThe Winery Dogs - Hot Streak (2015)

    13/01/2021

  • Image

    ResenhaFree - Tons Of Sobs (1969)

    20/01/2020

  • Image

    ResenhaFish - Vigil In A Wilderness Of Mirrors (1990)

    05/01/2018

  • Image

    ResenhaManic Eden - Manic Eden (1994)

    26/11/2019

  • Image

    ResenhaPaul Stanley - Paul Stanley (1978)

    12/07/2021

  • Image

    ResenhaPride of Lions - The Roaring Of Dreams (2007)

    22/02/2021

  • Image

    ResenhaThank You Scientist - Maps Of Non-Existent Places (2012)

    24/07/2017

  • Image

    DivulgaçãoLançamento do Single Maníaco, da banda Danny D. Weirdo

    20/05/2020

  • Image

    EntrevistaClive Nolan

    07/05/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

The Great Unknown

Álbum disponível na discografia de: Eric Gillette

Ano: 2016

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Great Unknown



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.