Resenha

Long Live Rock 'N' Roll

Álbum de Rainbow

1978

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

05/08/2020



O último com Dio

Em apenas três anos, o Rainbow conseguiu um feito notável e que poucas bandas têm condições de fazer: lançar três álbuns simplesmente arrasadores. Quando Blackmore deixou o Deep Purple em 1973, já sabíamos que o músico não estava de acordo com o novo direcionamento do grupo. O guitarrista queria fazer apenas hard rock, mas não era possível imaginar que essa mudança e o seu encontro com Dio daria tão certo. Em contrapartida, nem tudo são flores e o conflito entre essas duas personalidades fez com que a passagem do vocalista pela banda tenha sido abreviada, para tristeza dos fãs.

"Long Live Rock 'N' Roll" é o terceiro desta grande sequência e o último com Ronnie James Dio. Um grande disco, mas que não há muito o que se falar dele, pois é um trabalho de primeira qualidade e simplesmente indispensável na discografia de qualquer fã de hard rock. As gravações foram iniciadas em 1977, na França, com Ritchie Blackmore, Ronnie James Dio e Cozy Powell acompanhados do tecladista Tony Carey, que tinha saído da banda e atuou como músico de estúdio. O baixo começou a ser registrado por Mark Clarke, que acabou dispensado, ficando por conta de Richie gravar o restante. Sete faixas foram finalizadas e a banda saiu em turnê, retornando posteriormente para finalizar "Gates of Babylon".

O disco se destaca em suas oito faixas, com riffs matadores de guitarra, excelente apoios do teclados e um vocalista que nos arrepia em cada frase, além de uma máquina segurando as baquetas. Os temas líricos fantasiosos encaixam bem aqui e passaram a acompanhar as composições de toda a carreira de Dio. Estou em uma encruzilhada aqui, pois posso cometer uma blasfêmia ao elogiar uma faixa mais do que a outra. Então vamos fazer assim:
Ouça o petardo "Long Live Rock 'n' Roll", as ótimas "Lady of the Lake" e "L.A. Connection", a épica "Gates of Babylon", a destruidora "Kill The King", a hard melódica "The Shed (Subtle)", a eletrizante "Sensitive to Light" e a emocionante "Rainbow Eyes", com uma bela interpretação de Dio. Ou seja, ouça o disco todo, sem moderação.

"Long Live Rock 'N' Roll" é fantástico, só que não agradou o seu criador. De repente, Ritchie Blackmore teve um dos muitos devaneios e decidiu que a banda deveria soar mais comercial, além de passar a cobrar ainda mais colaboração dos membros, fato que culminou na saída de Ronnie James Dio, que entrou para o Black Sabbath pouco depois. Ritchie convidou Ian Gillan como novo vocalista, que recusou. Após algumas audições, foi escolhido o vocalista Graham Bonnet. Cozy Powell ficou e sugeriu Roger Glover, um dos fundadores do Purple, para produção, baixo e como letrista, além da também chegada de Don Airey para os teclados. Pouco depois, chegaria às lojas o disco "Down to Earth", com o novo direcionamento e também deixando decretado o fim da formação clássica do Rainbow.

Um álbum imperdível.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Circle Of The Oath (2012)

    24/06/2020

  • Image

    ResenhaThe Who - Who Are You (1978)

    30/09/2021

  • Image

    ResenhaGeorge Harrison - Gone Troppo (1982)

    29/07/2020

  • Image

    ResenhaFind Me - Wings Of Love (2013)

    17/04/2019

  • Image

    ResenhaThe Moody Blues - On The Threshold Of A Dream (1969)

    26/11/2019

  • Image

    ResenhaLyria - Catharsis (2014)

    06/06/2019

  • Image

    ResenhaJon Oliva's Pain - 'Tage Mahal (2004)

    27/08/2021

  • Image

    ResenhaFirst Signal - First Signal (2010)

    11/11/2019

  • Image

    ResenhaRonnie Atkins - Make It Count (2022)

    08/04/2022

  • Image

    ResenhaAmbeon - Fate Of A Dreamer (2001)

    28/11/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Long Live Rock 'N' Roll

Álbum disponível na discografia de: Rainbow

Ano: 1978

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,54 - 13 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Long Live Rock 'N' Roll:

  • 19
    jan, 2021

    Ótimo nível em um momento clássico

    User Photo Fábio Arthur
  • 26
    nov, 2020

    Último disco de Dio no Rainbow mantém a qualidade do álbum anterior

    User Photo José Esteves

Visitar a página completa de Long Live Rock 'N' Roll



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.