Resenha

Slang

Álbum de Def Leppard

1996

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

04/08/2020



Tentando um novo espaço

Comprei esse disco assim que saiu. Para minha surpresa, eu fiquei bem dividido com o grupo, afinal, para quem ouviu High 'n' Dry, Hysteria e Piyromania, a coisa ficou bem miúda e alterada.

Lançado em 1996, época do Grunge aquele movimento que vinha dos EUA e fazia a cabeça da molecada, confesso que, na época me deu alívio ver que Priest e Slayer eram bem consistentes naquele momento e assim batendo de frente com bandas daquele escalão. Assim o Def Leppard soava ainda mais sincero que toda aquela sonoridade sem musicalidade por exemplo do Nirvana, ou L7. Enfim, a banda chegou com samplers, músicas bem Pop e algo de conteúdo, permeando um total de desafetos musicais, e mesmo assim, ainda eram o Leppard.

Engraçado é que nos EUA a banda ficou em #14 lugar, enquanto no Reino Unido em #5. Estranho, pois o som da banda naquele momento trazia uma cara mais americanizada, e enfim, não evoluía tanto para o Hard, como muitos críticos afirmam.

A banda aqui passou por momentos trágicos e até mesmo se envolvendo com um assalto, isso mesmo, o grupo foi acusado de ter dois membros em um caso de furto. Após isso, houve a paralisia facial de Savage e a morte do pai de um dos membros. A banda trouxe as trevas sobre o formato musical, não evoluiu e sim mostrou algo que não era deles. Em certo ponto, o baterista agrediu a esposa dele, de forma desumana, machista e desnecessária, enfim, uma hora tanto para as manchetes.

Algumas faixas trazem instrumentação variada como em "Turn to Dust", e a música verte em contexto sombrio. "Slang", que dá título ao disco, soa na mesma linha sem muita emoção ou mesmo algum poder sonoro. "Work It Out" tocou até exaustão e não se sai bem não, apenas manteve a banda nas rádios e MTV. "Bright a Sigh" talvez possa passar mais para uma audição contemplativa, e mesmo assim a coisa não chega em empolgar. Com "Blood Runs Cold" e a coisa chegando ao fim, o ouvinte nota que não tem salvação mesmo e o jeito é colocar o trabalho na estante e se possível longe dos clássicos do grupo. 

Triste direção musical, ainda assim gosto mais do que qualquer elemento grunge. Foi talvez um começo de um retrocesso poderoso, já que ainda em "Adrenalize" a banda mantinha uma direção mais acertada. 

Ouvi esse disco umas dez vezes na vida e não me passou mais do que um passa tempo monótono e sem soar audivel.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaNapalm Death - Throes of Joy in the Jaws of Defeatism (2020)

    06/11/2020

  • Image

    ResenhaExodus - Fabulous Disaster (1988)

    18/06/2020

  • Image

    ResenhaRod Stewart - Blondes Have More Fun (1978)

    28/07/2021

  • Image

    ResenhaRoupa Nova - Herança (1987)

    22/06/2020

  • Image

    ResenhaNapalm Death - Harmony Corruption (1990)

    14/09/2018

  • Image

    ResenhaSarcófago - Rotting (1989)

    12/02/2020

  • Image

    ResenhaSlayer - Seasons In The Abyss (1990)

    11/06/2019

  • Image

    ResenhaCamel - The Snow Goose (1975)

    12/08/2021

  • Image

    ResenhaFrank Sinatra - Swing Easy! (1954)

    14/07/2020

  • Image

    ResenhaAC/DC - Highway To Hell (1979)

    21/02/2020

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Slang

Álbum disponível na discografia de: Def Leppard

Ano: 1996

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 2,4 - 5 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Slang



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.