Resenha

Hooked

Álbum de Great White

1991

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

01/08/2020



Excelente hard rock americano

Primeiramente devo dizer que Hooked é o único disco que conheço dessa banda americana, então, logicamente não haverá comparações a outros trabalhos.
Confesso sem a mínima vergonha, que comprei-o pela capa, uma gata fisgada por um anzol gigante de três pontas. Quem sabe o sortudo queria laçar somente um peixe grande e fisgou algo melhor, embora o som seja tão bom quanto a imagem fotografada.
Contudo, em alguns países a arte original com a modelo  completamente nu, acabou sendo substituída por uma versão que mostrava apenas a cabeça e os braços da modelo no gancho.
Bom, compreendemos que 1991 foi um ano um tanto amargo para bandas desse tipo, justamente pelo processo e auge do grunge, afinal, a maioria estava de saco cheio com a fuleiragem de certos grupos, ao que o apelido "farofa" caiu como luva. No caso de Hooked percebo um hard rock honesto que desce bem a qualquer hora, nada surpreendente em termos sonoros, e sim gravações na boa escola do AC/DC, Ratt, Whitesnake e arrisco a incluir o velho Led Zeppelin na lista. 

Destaques :

"Call It Rock N'Roll" pega a estrada de terra do pejorativo hair metal, mas o da turma boa, porque a linha desse estilo é tão tênue que pode ir do luxo ao lixo em um estralar de dedos. Não é o caso de "Call It Rock N'Roll", é ouvir e cantarolar. 

"The Original Queen Of Sheba" é puro AC/DC, simplicidade em riffs penetrantes do blues rock e uma seção rítmica dando bom suporte ao resto. A voz de Jack Russell é muito boa para a proposta, com a vantagem de não ser tão estridente como a de Brian Johnson.

O Blues com levada reggae e abafada das guitarras em "Cold Hearted Lovin,' soam como Led Zeppelin. Não vejam isso como pretensão, pois é realmente boa na timbragem sensual de Robert Plant e arranjos similares do citado supergrupo. Cold Hearted Lovin' também faz a temperatura oscilar entre rock direto e o clima blues baladeiro.

Os amantes de Ratt e Motley Crue podem reverenciar a ótima "Can't Shake It" e abrir uma cerva gelada.

Claro que ... não poderia faltar uma balada melindrosa perdida em Hooked. Sabe quando tudo anda bem e do nada você chuta a quina do móvel ?, é mais ou menos isso que aconteceu no meu caso com Lovin' Kind. Para quem gosta do formato, tudo bem, boa diversão. Porem, tenho que ser honesto quanto as guitarras, realmente são boas, e ... fica por ai. Baladas para mim, só do Black Sabbath e grupos bem seletos.

Hooked ainda apresenta as excelentes "Heartbreaker", "Congo Square", a agitada "Desert Moon" e" Afterglow", essa, caindo na mesma cola de "Lovin Kind". Sobre ela, cabe observar que as baladas em Hooked tem qualidade de sobra se comparada a maioria dos grupos de glam rock. "Afterground" leva ligeira vantagem sobre "Love Kind" pela pegada country dos bons tempos do disco Hotel California (Eagles).

Quanto ao resto da história, a maioria já deve saber sobre incêndio no clube The Station Nightclub, ocorrido na noite de 20 de fevereiro de 2003, na cidade americana de West Warwick, que resultou na morte de 100 pessoas e criou grande comoção nacional. A tragédia foi causada por fogos pirotécnicos iniciados pelo gerente da banda Great White.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaYes - Union (1991)

    16/09/2020

  • Image

    ArtigoRanking - Discografia do Metallica

    16/11/2020

  • Image

    ResenhaOverkill - The Years Of Decay (1989)

    11/08/2018

  • Image

    ResenhaPrefab Sprout - Steve McQueen (1985)

    30/08/2019

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Purpendicular (1996)

    29/05/2018

  • Image

    ResenhaFrank Marino - What's Next (1980)

    29/10/2020

  • Image

    ResenhaSaxon - Innocence Is No Excuse (1985)

    04/10/2019

  • Image

    ResenhaDavid Lee Roth - Eat 'Em And Smile (1986)

    05/07/2018

  • Image

    ResenhaYngwie Malmsteen - Parabellum (2021)

    30/08/2021

  • Image

    ResenhaClannad - Macalla (1985)

    22/05/2019

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

Hooked

Álbum disponível na discografia de: Great White

Ano: 1991

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Hooked



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.