Resenha

Somewhere In England

Álbum de George Harrison

1980

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

27/07/2020



As frustrações de George

Após o excelente resultado obtido com o álbum homônimo lançado em 1979, George Harrison passou o ano de 1980 praticamente trabalhando no álbum seguinte. Quando achou que estava com um bom material em mãos, começaram os problemas. Primeiro, a Warner Bros. Records, responsável pela produção e distribuição dos seus discos, não gostou do material e pediu que George se dedicasse um pouco mais na produção dele, incluindo material mais comercial. Isso deixou o músico ainda mais insatisfeito com a indústria. Depois, veio o assassinato de John Lennon, seu ex-colega de banda.

Apesar de uma boa e sólida amizade no início dos anos 70, John e George não estavam em bons termos quando o ex-Beatle foi assassinado. Lá atrás, ainda na produção de "Imagine", álbum de Lennon que tem forte contribuição de George, houve um certo constrangimento quando John precisou dizer não ao amigo por várias vezes quando convidado para criarem juntos uma nova banda, ao lado também de Billy Preston. Lennon não queria porque achava absurdo ser convidado a participar de algo sem Yoko. Aquela velha história... De qualquer forma, ainda sim George o considerava um mentor, e essa declaração veio na melhor canção do disco: "All Those Years Ago", faixa que tinha sido escrita para Ringo e que não foi utilizada devido ao tom ser muito alto para o baterista cantar. A letra foi refeita, George aproveitou as linhas de bateria de Ringo e convidou os Wings para gravação dos vocais. E foi assim que Paul, Linda, George e Ringo - além de Denny Laine - voltaram a participar juntos de uma faixa desde o término dos Beatles.
"Somewhere In England" tem mais faixas que merecem atenção. É um disco inferior aos dois anteriores, mas ainda sim diverte o ouvinte. Gosto bastante da pop "Blood From The Clone" que abre o disco. "Unconsciousness Rules" é um rock com gingado bem interessante e bons corais, lembrando bastante as combinações de vozes dos Beatles do período "HELP!" e "Rubber Soul", mas com uma abordagem que mistura o clássico com o contemporâneo. A baladinha "Lite Itself" também funciona pela interpretação de George e "Teardrops" chega com cara de anos 80 e entrega com sucesso exatamente o que a Warner Bros. pede. Por fim, a trinca "That Which I Have Lost", "Writing's on the Wall" - que traz George de volta ao tema místico e espiritual - e "Save the World" ficam um pouco abaixo das demais, embora não comprometam tanto o resultado final, assim como a cover de Carmichael, a faixa "Hong Kong Blues".

"Somewhere In England" acabou indo bem nas paradas, embora tenha sido carregado pela faixa de homenagem a John Lennon, uma grande canção e que é bastante emocionante. No mais, temos aqui um disco que fica bem no meio entre os melhores e piores discos de George Harrison.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    EntrevistaClive Nolan

    07/05/2018

  • Image

    ResenhaRingo Starr - Sentimental Journey (1970)

    06/08/2020

  • Image

    ResenhaKing Diamond - "Them" (1988)

    22/12/2017

  • Image

    ResenhaPaul McCartney - Flowers In The Dirt (1989)

    19/08/2018

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Nasty Reputation (1991)

    11/01/2019

  • Image

    ResenhaThe Moody Blues - In Search Of The Lost Chord (1968)

    11/11/2019

  • Image

    ResenhaPaul McCartney - Ram (1971)

    14/09/2017

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Who Do We Think We Are (1973)

    12/05/2020

  • Image

    ResenhaPeter Criss - Peter Criss (1978)

    15/07/2021

  • Image

    ResenhaAyreon - The Final Experiment (1995)

    30/10/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Somewhere In England

Álbum disponível na discografia de: George Harrison

Ano: 1980

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Somewhere In England



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.