Honrando o rock nacional
Esse álbum é mais uma surpresa do heavy hard nacional. Tá certo que não pelo tempo, pois já tem três anos de lançamento, mas ... convenhamos, ainda se enquadra na safra nova, apesar da banda ser formada em 1992 e lançar o debut No Reason To Be Lonely, somente em 2011. Quando artistas e gente ligada ao meio, dizem que nunca se produziu tanto no rock atual, (falo de bandas de excelência, underground ou não) imagino aquele banger chorão a pensar nos anos 80 e soltar a célebre frase Lao-Tsé do rock : - "no meu tempo era melhor" ... pois bem, a essa turma cabe a tarefa de procurar grupos como Pop Javali. O fato é que Pop Javali já tinha dois discos muito bons em sua bagagem, seguido de Live in Amsterdam (2016), mostruário da performance em um dos shows em sua turnê europeia. Sendo assim, Resilient foi o gol de placa para cravar Pop Javali em definitivo no cenário metálico. O inicio da instrumental "A New Beginning" é uma boa pista de guitarra, diria em letras garrafais : Van Halen em estado bruto !". "Hollow Man" vem socando a orelha logo em seguida, com um peso absurdo entre o tradicional e thrash. O riff inicial deixa um gostinho de quero mais, ainda bem que aparece novamente em paralelo ao solo. A maior parte de Resilient remete ao poderoso Loudness em tempos do magnifico e arrastado Ghetto Machine (1997). Ouçam e confirmem o que digo com "Drying the Memories", a faixa título e "We Had It Coming", essa, com um solo tão foda, que pode desparafusar o umbigo da bunda. Dessa forma Resilient segue no esquema de Gueto Machine e explora também o terreno de Dr Sin e Living Colour, até porque a produção coube aos irmãos Busic. Resilient é o disco que literalmente desce redondo. Destaques para o vocal prudente de Marcelo Frizzo, sem querer mostrar técnica a todo momento, jogando para a banda em golaços feitos com timbres pra lá de agradáveis. Alem do quê, uma gama de solos incríveis, graves no talo e toques de bateria tendendo para o tribal do Sepultura. Dito isso, compre o CD ou ouça no Spotify. A arte da capa é assinada por João Duarte. Atualmente a banda usa somente o nome "Javali". Seu último lançamento foi o EP Life Is A Song (2019). Membros : Marcelo Frizzo (baixo / vocal) Jaéder Menossi (guitarra / backings) Loks Rasmussen (bateria / backings) Track list : 1. A New Beginning 2. Hollow Man 3. Drying the Memories 4. Reasonable 5. We Had it Coming 6. Shooting Star 7. Turn Around 8. Broken Leg Horse 9. Undone 10. Show you the Money 11. Resilient 12. Renew our Hopes
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Resilient
Álbum disponível na discografia de: Javali
Ano: 2017
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar