Resenha

Lucifer's Friend

Álbum de Lucifer's Friend

1970

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

16/07/2020



Riffs pesados de guitarra e órgão, além uma cozinha quase sempre efervescente

Este disco de estreia da banda alemã Lucifer’s Friend é sem a menor dúvida um álbum arrasador. Se a sua ideia é ouvir algo que tenha toda a essência do rock clássico, este definitivamente é um dos caminhos. A combinação da voz alta de John Lawton e as linhas de baixo dinâmicas, sólidas e inventivas de Dieter Horns, a impressionante guitarra elétrica de Peter Hesslein é realmente bastante difícil de comparar com outras bandas. Musicalmente a banda apresenta uma excelente mistura de rock clássico com influência no blues, batidas enérgicas e um humor edificante. Destaque também para a seção rítmica que é sempre intensa. 

“Ride the Sky” abre o disco de uma maneira bastante rápida e otimista, com alguns sons de elefante ao fundo em determinadas partes – sim, isso mesmo, sons de elefante. A fluidez com que tudo acontece é excelente. “Everybody's Clown” é uma música excelente e com linhas de baixo muito fortes, além de um trabalho de guitarra formidável. Possui um solo de baixo no seu núcleo junto de uma guitarra que o rodeia e que é sem dúvida o segmento mais bonito da música. 

“Keep Goin” é uma faixa típica de rock clássico com a guitarra trazendo uma sonoridade que de certa forma lembra um pouco os estilos de Steve Marriot e Peter Frampton e com uma seção rítmica baseada no blues. Como um todo é uma excelente faixa. Possui um solo de guitarra impressionante muito bem apoiado pelas linhas de baixo durante o interlúdio. “Toxic Shadows” abre com um trabalho de órgão e guitarra e um baixo e bateria que os acompanham logo em seguida, deixando tudo memorável é tem o cheiro dos anos setenta. Possui um mais um solo de baixo e depois segue com um solo de guitarra impressionante. Uma verdadeira pérola que ilustra muito bem o som poderoso do rock em uma época em que ele governava o mundo. 

“Free Baby” começa com um bom trabalho de órgão em estilo staccato, seguido com a entrada dos demais instrumentos através de uma levada de rock contínuo com toques de blues e um vocal poderoso. Novamente o baixo contribui lindamente para a composição da música. “Baby You're A Liar” segue o disco em um maravilhoso estilo blues rock e com uma bateria muito dinâmica, não há muito mais se dizer, apenas ouça. “In The Time Of Job When Mammon Was A Yippie” novamente mantém o mesmo espirito musical encontrado até este momento. Vocais poderosos, riffs de guitarra viciantes, linhas de baixo pulsantes e uma bateria bastante dinâmica. Para não parecer muito repetitivo, “Lucifer's Friend”, faixa que encerra o disco, soa com o mesmo brilho da anterior. 

No fim, trata-se de uma excelente estreia de um grupo bastante talentoso, com os incríveis vocais de Lawton – inclusive acho que ele soa melhor aqui do que no Uriah Heep -, riffs pesados de órgão e guitarra, além uma cozinha quase sempre efervescente, mas com uma atmosfera sombria e assustadora. Se você gosta daquele tipo de som pesado clássico do início dos anos setenta, este disco é pra você.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.


1 comentário:

user

CLOCKWORK 27/08/2021

27/08/2021

Hard rock com influências progressivas para ninguém botar defeito. Tenho o cd Made in Germany c/ 5 bônus track, perfeito.

Faça login para comentar



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaCamel - Dust And Dreams (1991)

    08/01/2021

  • Image

    ResenhaIQ - Tales from the Lush Attic (1983)

    19/03/2020

  • Image

    ResenhaEast - Hűség (1982)

    04/08/2021

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Pulse (1995)

    26/10/2017

  • Image

    ResenhaAcqua Fragile - Acqua Fragile (1973)

    26/04/2018

  • Image

    ResenhaFlying Colors - Flying Colors (2012)

    27/04/2018

  • Image

    ResenhaJethro Tull - Aqualung (1971)

    02/04/2019

  • Image

    ResenhaDevin Townsend - Ocean Machine - Biomech (1997)

    22/11/2020

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - Country Airs (1986)

    17/01/2021

  • Image

    ResenhaAnthony Phillips - 1984 (1981)

    22/06/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Lucifer's Friend

Álbum disponível na discografia de: Lucifer's Friend

Ano: 1970

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,67 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Lucifer's Friend



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.