
Resenha
Back In Black
Álbum de AC/DC
1980
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
14/07/2020
Rock and Roll de luto
Após as dificuldades enfrentadas com o falecimento de Bon Scott, o grupo AC/DC resolveu dar continuidade na carreira e valeram-se de Brain Johnson para os vocais. A mudança de som não foi abrupta, mas os elementos vocais sim, e acabaram por dar uma nova visão ao estilo do grupo. De fato, se a banda havia começado em 1978 a seguir para o topo, passaram por 1979 quase ao ápice dele, e após Back in Black sair no mercado, a banda alcançou o estrelato de vez. Até hoje o disco é um marco, não somente para a banda como no quesito rock no geral, os números em vendas chegam em mais de 50 milhões cópias. Trazendo uma arte em estilo comparada ao trocadilho do título e ao luto - datado, pela falta de Scott -, a banda abrangeu inúmeros recordes e proporções. Mas, houve dificuldade na gravação, apesar dessa soar perfeita e à frente de seu tempo, e também com alguns concertos e localidades de estúdio. Mutt Lange produziu e foram quatro singles para o empenho de propaganda. Os vídeos para algumas faixas foram gravados em estúdio com armação de palco mas no fim a coisa toda acabou ficando bem precária e muito mal vista; mesmo em se tratando de clássicos eternos do rock. A voz de Brain soa aguda e ríspida, trazendo elementos mais fortes e menos rocker de que Bon, mas enfim, a coisa toda tinha uma veia diferente pois estavam com um novo vocalista. Os riffs e melodias ainda pareciam o mesmo grupo dos anos 70, mas com algo mais moderno. Um outro fato é que algumas canções soam como se fossem mais audíveis para o mercado americano, caso de "You Shook Me All Night Long". Enfim, o trabalho caminha para um denominador de que a banda iria abraçar o mercado de forma geral. As letras de cunho diabólicas e com duplo sentido continuam aqui com "Hells Bells", talvez a melhor do trabalho, creio eu, e assim mantém aquele teor em tons sombrios do disco antecessor. A faixa trouxe o sino para as apresentações ao vivo, em que figura em todo concerto do grupo. "Back in Black", amada por tantos e copiada, é uma candidata como preferida dos fãs. "Shoot to Thrill" tem uma letra ótima e o balanço é muito promissor, além do vocal em alto tom. "Let put my Love Into You" belíssima estilo blues/rock, e nessa pegada temos a "Rock and Roll Aint Noise Polution", em que o começo ao fundo ditado por Brian foi uma orientação do produtor, como um pastor de igreja pregando. "What do you do for Money Honey" é perfeita, forte e clássica, Have Drink on Me" é outra preferida com balanço clássico do grupo. Entre mais alguns hits o disco funciona muito bem. Perto de completar 40 anos agora em 2020, traz ainda algo bem relevante. Ouço pouco esse disco hoje em dia, mas ele merece todo o destaque.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Back In Black
Álbum disponível na discografia de: AC/DC
Ano: 1980
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,71 - 14 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar