Resenha

We're Here Because We're Here

Álbum de Anathema

2010

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

09/07/2020



Uma música de alta qualidade, emocional e apaixonada

We're Here Because We're Here é o oitavo álbum de estúdio da Anathema. A banda percorreu um longo caminho desde o seu início black metal. Este álbum em muitos momentos soa mais positivo e menos sombrio do que seus predecessores, que tendiam por um clima bastante sombrio, mesmo com a banda se separando do som mais pesado com que começaram. A música é muito mais suave, mas também repletas de emoção e paixão. 

Os irmãos Cavanaugh se mantêm presentes como na maior parte da história da banda, com Vincent e Daniel compartilhando seus deveres vocais, mas adicionando um terceiro membro nesta função, a vocalista, Lee Douglas - que já havia trabalhado com a banda apenas como convidada -, como mais um membro em tempo integral do grupo. Uma excelente adição para a banda, pois se trata de uma excelente vocalista e que oferece ótima harmonia nas faixas. 

O disco é extremamente bem produzido e orquestrado. Apenas uma chance para você acertar quem esteve com uma mão na mistura do álbum. Alguém pensou em Steven Wilson? Se sim, obviamente que acertou, sendo também o que explica muito bem a clareza de todos os instrumentos e sons contidos. Mas nem por isso o álbum absorve tanto o som de algum projeto de Wilson, tendo um ar muitas vezes mais positivo, ao contrário da maioria dos projetos de Steve que tende a ser mais sombrio. A sensação musical é bastante ampla e cheia, tendo vários momentos quase orquestrais. Existe um grande destaque dos teclados nas faixas, porém, sem deixar com que as guitarras se destaquem em outros momentos, criando um impacto bastante sólido em muitas das músicas. 

Bom, apesar de toda essa musicalidade e produção incrível, não tem como deixar de falar que existem alguns pontos fracos. Na verdade, talvez você possa encarar de uma maneira mais positiva se a tendência pop no núcleo do disco não lhe causar algum incômodo. “Presence”, por exemplo, eu nunca consegui entender qual a sua função no disco, uma faixa de palavras faladas bem irritantes e um órgão a reforçando. Ainda bem que ao menos é curta. 

Após um meio de disco fraco – como já disse – as coisas melhoram novamente. Quando “A Simple Mistake” começa a tocar, também traz com ela alguns suspiros de alívio. Mas bom frisar que apesar de mais fracas, as três faixas anteriores não são do tipo ruim a ponto de estragar o álbum – ainda que “Presence” realmente não faça sentido. “Simple Mistake” tem uma sensação floydiana e traz um solo não apenas excelente, mas também progressivo. As músicas a partir daqui seguem incríveis até o final do disco, mostrando a banda até mesmo mais próxima do progressivo sinfônico do que o seu tradicional post metal. 

Este disco tem muita coisa pra ser amada, principalmente se assim como eu, você também prefere a Anathema soando de uma maneira mais expressiva, pois é como a banda mais soa aqui. Ainda que a parte intermediária do disco seja fraca se comparada ao que a cerca, o restante é uma música de alta qualidade, emocional e apaixonada.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaPink Floyd - The Division Bell (1994)

    07/11/2019

  • Image

    ResenhaMahavishnu Orchestra - Visions Of The Emerald Beyond (1975)

    08/10/2017

  • Image

    ResenhaGryphon - Midnight Mushrumps (1974)

    20/07/2021

  • Image

    ResenhaYes - Relayer (1974)

    08/10/2017

  • Image

    ResenhaSinkadus - Aurum Nostrum (1997)

    08/04/2020

  • Image

    ResenhaTransatlantic - The Absolute Universe: The Breath Of Life (2021)

    05/02/2021

  • Image

    ResenhaPeter Hammill - Over (1977)

    24/04/2018

  • Image

    ResenhaAnekdoten - Vemod (1993)

    14/05/2018

  • Image

    ResenhaRush - Permanent Waves (1980)

    31/01/2019

  • Image

    ResenhaLebowski - Cinematic (2010)

    17/02/2021

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

We're Here Because We're Here

Álbum disponível na discografia de: Anathema

Ano: 2010

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de We're Here Because We're Here



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.