Resenha

Extra Texture (Read All About It)

Álbum de George Harrison

1975

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

07/07/2020



Tentando encontrar seu lugar

Lançado de maneira apressada e pouco menos de um ano após "Dark Horse", "Extra Texture (Read All About It)" foi um grito de desespero de George Harrison para tentar rebater as críticas do álbum anterior e da subsequente turnê. Devastado com as críticas que recebeu, cometeu mais um deslize e lançou um disco meio perdido em sua proposta.

"Extra Texture (Read All About It)" é um dos poucos trabalhos de George que não traz mensagens espirituais, sendo mais focado em dramas pessoais. Foi feito em meio aos conflitos de seus ideais como músico e também aos inúmeros problemas como gestor de uma gravadora, a ainda recente Dark Horse Records. Foi por isso também que o disco foi gravado quase por completo nos Estados Unidos.

Apesar da arte de capa trazer uma coloração positiva, o disco traz um clima melancólico, sendo que o rock e folk de outrora está bem distante aqui, o que assustou um pouco os fãs e foi mais um prato cheio para a crítica. Mas, vamos pincelar com calma, pois há também bons momentos.

A faixa de destaque é "You", gravada em 1971 com Phil Spector e deixada de lado na época. Não sei se a escolha aqui foi no início ou final da produção, mas parece que foi para tentar alavancar um trabalho que não trazia uma boa faixa de trabalho. É uma música um pouco repetitiva, mas tem um bom tema e George chega nela mostrando que sua voz melhorou bastante considerando os problemas do disco anterior. "The Answer's at the End" é uma balada belíssima e também se destaca, assim como "This Guitar (Can't Keep from Crying)", que soa como uma continuação de "While My Guitar Gently Weeps" dos Beatles, e também uma resposta às já citadas críticas. Com essas duas faixas já é possível notar a mudança de clima do disco do início até aqui, começando a introduzir elementos de soul e as influências de Smokey Robinson no som de George. Parece que aqui ele crava de vez que não é mais um Beatle.
Seguindo adiante, "Ohh Baby (You Know That I Love You)" é bastante cansativa, assim como "World Of Stone". É aqui que disco começa a perder o ouvinte, e parece que isso foi notado durante a produção, pois foi incluído "A Bit More Of You" com o tema da faixa "You" para tentar animar um pouco as coisas. Para nossa sorte, mais dois destaques surgem com brilho: a balada "Can't Stop Thinking About You", que ainda mantém o ritmo devagar, mas com bom resultado, e "Tired of Midnight Blue", com ritmo um pouco mais dançante e boas melodias. Por fim, "Grey Cloud Lies" é tão sombria e densa que pede para ser ignorada, e "His Name Is Legs (Ladies and Gentlemen)" fecha bem o disco, com um pouco de soul e um leve agito.

E assim George encerrava o seu ciclo com a gravadora Apple, passando a lançar trabalhos através da sua própria gravadora. O sentimento de liberdade e a resolução de problemas pessoais permitiu que George começasse a trilhar um novo caminho, e enfim se reencontrar.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Shadow Zone (2002)

    17/04/2019

  • Image

    ResenhaQueen - The Game (1980)

    20/09/2019

  • Image

    ResenhaPattern-Seeking Animals - Pattern-Seeking Animals (2019)

    16/08/2019

  • Image

    ResenhaKiss - Crazy Nights (1987)

    18/10/2018

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Paranoid (1970)

    22/08/2017

  • Image

    ResenhaScorpions - Fly To The Rainbow (1974)

    11/01/2019

  • Image

    ResenhaAlpha Rev - Bloom (2013)

    08/11/2018

  • Image

    ResenhaSons Of Apollo - Psychotic Symphony (2017)

    28/02/2018

  • Image

    ResenhaAnderson/Stolt - Invention Of Knowledge (2016)

    14/08/2017

  • Image

    DivulgaçãoConheça mais sobre o grupo carioca Mágica

    30/03/2021

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Extra Texture (Read All About It)

Álbum disponível na discografia de: George Harrison

Ano: 1975

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Extra Texture (Read All About It)



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.