Resenha

Dark Horse

Álbum de George Harrison

1974

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

02/07/2020



Muitos problemas ao redor de Dark Horse

Quando George voltou ao estúdio, em 1974, para registrar "Dark Horse", sua vida estava de ponta cabeça. Primeiro, devido aos problemas matrimoniais que culminaram em sua separação de Pattie Boyd, a musa de "Something" e "Layla". Sim, Pattie também foi inspiração de Eric Clapton, seu futuro esposo. Eric, que mantinha um amor platônico pela modelo no final dos anos sessenta, participou do disco e o casal viria a se casar em 1979. Já no relacionamento dela com George, infidelidade por todos os lados, envolvendo inclusive a ex-mulher de Ringo e também o guitarrista dos Rolling Stones, Ronnie Wood.

Além de toda a confusão ao redor da sua separação, George ainda sofreu com a sua voz para gravar o disco e também nas apresentações ao vivo. Foi alvo de piadas e críticas pesadas, principalmente por ter incluído Ravi Shankar para dividir o palco em sessões de música indiana. Por conta de uma longa laringite, consideraram o lançamento do disco como algo precipitado e desleixado de Harrison, que ficou bastante abalado e acabou se afastando dos palcos por um bom tempo. Por fim, além de tudo isso, George ainda lutava com o transtorno de começar a sua própria gravadora, a Dark Horse Records, tendo que negociar distribuição de seus lançamentos aqui e ali. 

Acompanhado de um belo cast de convidados que inclui nomes como Billy Preston, Ringo Starr, Ronnie Wood, Alvin Lee, Tom Scott e Mick Jones, "Dark Horse" tem bons acertos e soa mais animado que "Living in the Material World", disco antecessor, apesar de todos os problemas citados. Em contrapartida, a performance vocal deixa realmente a desejar, soando em alguns momentos como um álbum demo. Talvez a decisão de deixar as coisas dessa maneira foi parte daquele processo de mudança pessoal de George, no qual queria simplesmente fazer a música que tinha vontade, sem a pressão por ser um rockstar ou uma fábrica de hits. Mas, como as pessoas trocam o álbum por dinheiro, com certeza a indústria prejudicada cobrará do artista.

Dos temas musicais, gosto muito da faixa instrumental de abertura "Hari's on Tour (Express)", apesar de ser demasiadamente longa para abrir o disco. Porém, seu tema é ótimo e, se fosse uma faixa cantada, provavelmente seria o grande destaque do disco. Além dela, "Simply Shady" e "So Sad" trazem reflexões interessantes de George sobre todos os problemas que citei. "Ding Dong, Ding Dong" é bem legal e animada. Por fim, "Far East Man", feita em parceria com Ron Wood, é linda e uma das minhas favoritas, além de "Dark Horse" que, apesar de mostrar o quanto a voz de George estava prejudicada, ainda sim soa como uma ótima composição. Do lado negativo, a bonitinha melodia de "It Is 'He' (Jai Sri Krishna)" foi desperdiçada com a abordagem indiana e repetitiva, e também não curti a versão de George para "Bye Bye Love" (The Everly Brothers).

"Dark Horse" ainda figura bem na discografia de George, mas é bem inferior aos seus dois antecessores.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Rubber Soul (1965)

    27/11/2020

  • Image

    ResenhaSavatage - Gutter Ballet (1989)

    17/06/2021

  • Image

    ResenhaGamma Ray - Empire Of The Undead (2014)

    25/08/2017

  • Image

    ResenhaGeorge Harrison - Brainwashed (2002)

    05/08/2020

  • Image

    ResenhaBlind Guardian - Battalions Of Fear (1988)

    16/03/2018

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Revolver (1966)

    16/12/2020

  • Image

    ResenhaAyreon - Into The Electric Castle (1998)

    09/11/2018

  • Image

    ResenhaUriah Heep - The Magician’s Birthday (1972)

    19/10/2021

  • Image

    ResenhaGeorge Harrison - George Harrison (1979)

    20/07/2020

  • Image

    ResenhaMetalium - Millennium Metal - Chapter One (1998)

    08/10/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Dark Horse

Álbum disponível na discografia de: George Harrison

Ano: 1974

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Dark Horse



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.