
Resenha
Crucificados Pelo Sistema
Álbum de Ratos de Porão
1984
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
01/07/2020
Abaixo a repressão
Esse é o começo em disco do RDP. Até chegar aqui, a banda rumou por várias direções, mas esse álbum marca de forma positiva o som cru de época de garotos com ideias bem diferentes de uma sociedade massificada por uma força política/militar exacerbada. Desde sua arte de capa - bem estilosa e lançada em várias cores hoje em dia - marca o movimento punk em absoluto, uma junção belíssima entre as letras e sua veia sonora. Produção de Fabião bem precária e sem nenhum recurso de porte audível, mas a fonte do conteúdo define de forma direta a expressão contida ao mesmo. A banda aqui não obteve aquele impacto em termos de receptividade geral, mas os Punks e adeptos aderiram ao grupo assim como tantos outros de mesmo estilo. A banda evoluiria mais tarde, e também com as trocas de funções de integrantes, nesse início sendo Jão na bateria (até hoje na banda, mas na guitarra), Jabá baixo - (ex músico do grupo), João Gordo vocal e Mingau (guitarra), que toca baixo hoje no Ultraje à Rigor. As faixas são como um complemento e o álbum mantém uma química e pegada ótimas, e vale ouvir inteiro, até porque ele tem apenas dezoito minutos divididos em dezesseis faixas. No entanto, Caos, Morrer, FMI, Agressão/Repressão, Pobreza, Crucificados pelo Sistema e Periferia são ótimas. Álbum mais que importante para o estilo e para o Brasil.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Crucificados Pelo Sistema
Álbum disponível na discografia de: Ratos de Porão
Ano: 1984
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,67 - 3 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar