
Resenha
Monument
Álbum de Hansson & Karlsson
1967
CD/LP
Por: Tiago Meneses
Colaborador Top Notch
25/06/2020
Um caso onde o valor cultural do disco vale mais do que suas músicas
Hansson & Karlsson surgiram na cena psicodélica underground de Estocolmo, tendo o Club Flips como base das suas apresentações. Para quem não conhece o Club Filips, apesar de ter sido um espaço de pouca duração, foi bastante influente, tendo servido de local de apresentação de artistas internacionais como Spencer Davis Group e Jimi Hendrix. Inclusive, chegou a existir jam sessions com a dupla tocando com Hendrix, porém – e infelizmente – as fitas existentes são de som muito ruim e Hendrix toca apenas baixo. Lançado em 1967, certamente Monument pode entrar no time de discos lançados naquele ano e que pode marcar o começo absoluto – ou não – do rock progressivo como de fato um gênero, sendo reconhecido como o primeiro disco “prog” a ser lançado. Ainda que não estejamos falando de um disco excepcional, há coisas interessantes e possui um valor cultural tremendo. O que temos em Monument é simplesmente um baterista de influência jazzística e muito talentoso (Janne Karlsson), além de um tecladista virtuoso (Bo Hansson) que em alguns momentos lembra um pouco Ray Manzarek – The Doors. Considerando que são apenas dois músicos, no começo eles podem surpreender, ao chegar mais longe do que a maioria pode imaginar, mas ainda assim, conforme as músicas vão passando, vamos sentindo cada vez mais falta de uma banda completa, por mais talentosos que os dois sejam. O que o disco tem de melhor certamente são as três primeiras faixas, "Richard Lionheart", "Triplets" e "Tax Free" – essa última ganhando mais tarde um cover de Jimi Hendrix. Estas três conseguem de fato capturar perfeitamente bem o som de Hansson & Karlsson, com a bateria intimidadora de Janne Karlsson, sublinhando o órgão assustador de Bo Hansson. Mas como dito, depois o disco mesmo antes de acabar, já parece gasto e um álbum completo já parece ser demais. As linhas jazzísticas começam a soar meio bregas em alguns momentos. No fim, até que é um bom disco – principalmente por conta das três primeiras músicas -, mas pra ouvir uma vez em intervalos bastante longos, caso contrário, pode começar a soar bem irritante.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch
Membro desde: 28/09/2017
"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Tiago Meneses
Sobre o álbum

Monument
Álbum disponível na discografia de: Hansson & Karlsson
Ano: 1967
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar