
Resenha
The Joshua Tree
Álbum de U2
1987
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
24/06/2020
Bom gosto em um som refinado
Em seu quinto trabalho, o U2 trouxe uma elaboração mais aprofundada. Eealmente o teor do álbum soa com classe em uma obra de alto nível, mas com uma maior crueza nas linhas de guitarra. Foram cinco singles e o trabalho foi gravado na Irlanda - fator esse, determinado pelo grupo - e as abordagens politicas, sociais e religiosas são de fato os temas elaborados no contexto. Com esse disco, o grupo U2 bateu todos os recordes e, em meio às críticas positivas, chegou angariar mais fãs ainda, se tornando de fato uma das mais promissoras bandas do rock/pop e assim causando uma influência direta na banda de heavy metal, Metallica que, vendo o sucesso dos irlandeses, resolver seguir os passos de marketing e evolução musical. A arte do álbum remete aos Estados Unidos e as fotos em espaços abertos colaboram de fato em um mostruário, notório, movido com classe e que, no Box de relançamento, a banda traz um livro enorme dessas imagens, cruas. Bono, durante a turnê anterior a "Joshua Tree", leu e releu livros de autores americanos, o que lhe deu vazão na composição de letras, bem ao estilo americanizado. Quando o disco foi posto ao mercado, ele vendeu 300 mil cópias em apenas dois dias. No Reino Unido chegou ao número #1. O trabalho nós remete em um casamento de texturas incríveis, saindo do esquema já consagrado do grupo e voltando para uma nova aplicação sonora, bem acima de seus antecessores. As faixas foram elaboradas em instrumentação pelo grupo todo, mas as letras são de Bono Vox. O nome do disco seria outro, mas, durante a viagem sob a estrada, o grupo visitou no deserto o chamado "Árvores de Josué", e assim a banda trouxe a ideia para centralizar de fato. Bono seguindo uma doutrina religiosa acabou adorando o título final: "Joshua Tree". Falando das canções, a banda com certeza reflete na melodia e harmonia suas letras, sendo que entre as melhores estão: "Where the Streets Have no Name", "I'll Still Haven't Found What I'm Looking For", "With or Without You", "Bullet the Blue Sky" - que o Sepultura regravou anos atrás, "In God's Country", "One Tree Hill" e também "Exit". Existem outras canções que são um complemento ótimo, mas aqui, nós ouvintes, temos a sensação de que essas destacadas chamam a atenção de forma bem qualitativa. O U2 se moveu em patamares diferentes. A banda, com sua sonorização e influencia política de aprendizado e demais fatores, cresceu em elementos totalmente audaciosos e o disco se torna clássico.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

The Joshua Tree
Álbum disponível na discografia de: U2
Ano: 1987
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,56 - 9 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre The Joshua Tree:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar