Resenha

The Joshua Tree

Álbum de U2

1987

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

24/06/2020



Bom gosto em um som refinado

Em seu quinto trabalho, o U2 trouxe uma elaboração mais aprofundada. Eealmente o teor do álbum soa com classe em uma obra de alto nível, mas com uma maior crueza nas linhas de guitarra.

Foram cinco singles e o trabalho foi gravado na Irlanda - fator esse, determinado pelo grupo - e as abordagens politicas, sociais e religiosas são de fato os temas elaborados no contexto. Com esse disco, o grupo U2 bateu todos os recordes e, em meio às críticas positivas, chegou angariar mais fãs ainda, se tornando de fato uma das mais promissoras bandas do rock/pop e assim causando uma influência direta na banda de heavy metal, Metallica que, vendo o sucesso dos irlandeses, resolver seguir os passos de marketing e evolução musical.

A arte do álbum remete aos Estados Unidos e as fotos em espaços abertos colaboram de fato em um mostruário, notório, movido com classe e que, no Box de relançamento, a banda traz um livro enorme dessas imagens, cruas. 

Bono, durante a turnê anterior a "Joshua Tree", leu e releu livros de autores americanos, o que lhe deu vazão na composição de letras, bem ao estilo americanizado.

Quando o disco foi posto ao mercado, ele vendeu 300 mil cópias em apenas dois dias. No Reino Unido chegou ao número #1. O trabalho nós remete em um casamento de texturas incríveis, saindo do esquema já consagrado do grupo e voltando para uma nova aplicação sonora, bem acima de seus antecessores. As faixas foram elaboradas em instrumentação pelo grupo todo, mas as letras são de Bono Vox. 

O nome do disco seria outro, mas, durante a viagem sob a estrada, o grupo visitou no deserto o chamado "Árvores de Josué", e assim a banda trouxe a ideia para centralizar de fato. Bono seguindo uma doutrina religiosa acabou adorando o título final: "Joshua Tree". 

Falando das canções, a banda com certeza reflete na melodia e harmonia suas letras, sendo que entre as melhores estão: "Where the Streets Have no Name", "I'll Still Haven't Found What I'm Looking For", "With or Without You", "Bullet the Blue Sky" - que o Sepultura regravou anos atrás, "In God's Country", "One Tree Hill" e também "Exit". Existem outras canções que são um complemento ótimo, mas aqui, nós ouvintes, temos a sensação de que essas destacadas chamam a atenção de forma bem qualitativa. 

O U2 se moveu em patamares diferentes. A banda, com sua sonorização e influencia política de aprendizado e demais fatores, cresceu em elementos totalmente audaciosos e o disco se torna clássico.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaKid Abelha - Educação Sentimental (1985)

    27/06/2020

  • Image

    ResenhaExumer - Rising From The Sea (1987)

    23/06/2021

  • Image

    ResenhaGuns N' Roses - Appetite For Destruction (1987)

    12/03/2021

  • Image

    ResenhaImmortal - Blizzard Beasts (1997)

    11/07/2020

  • Image

    ResenhaDeath - Scream Bloody Gore (1987)

    13/11/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - A Momentary Lapse Of Reason (1987)

    11/10/2020

  • Image

    ResenhaJudas Priest - Rocka Rolla (1974)

    17/12/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - More (1969)

    07/10/2020

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Abominog (1982)

    08/09/2020

  • Image

    ResenhaVenom - Possessed (1985)

    11/07/2020

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

The Joshua Tree

Álbum disponível na discografia de: U2

Ano: 1987

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,56 - 9 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre The Joshua Tree:

  • 02
    mai, 2021

    O álbum clássico do U2, com seus maiores hits!

    User Photo Márcio Chagas
  • 07
    jan, 2021

    Poucos momentos de qualidade

    User Photo José Esteves

Visitar a página completa de The Joshua Tree



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.