Resenha

Soul Of A Woman

Álbum de Sharon Jones & The Dap-Kings

2017

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

24/06/2020



Despedida emocionada e emocionante

Sharon Jones tem sido creditada como uma das responsáveis pelo revival do funk e da soul music vintage, que pode ter tido seu álbum mais conhecido mundialmente no trabalho de 2007, de Amy Winehouse. Aliás, os Dap-Kings, que acompanhavam Sharon, forneceram os vocais de fundo de Back To Black, a canção.

Jones nasceu na Georgia, mas foi criada em Nova York, onde trabalhou em prisões e como segurança armada. Nada de escola de talentos em Londres ou gritaria em show de calouro; era ralação pesada mesmo, com a música como bico, até que em 96 gravou seu primeiro single e só no começo dos 00’s, seu álbum de estreia, já aos 46 anos.

Depois disso foi só estrelato merecido com indicação ao Grammy e colaborações com gente do calibre de Lou Reed. Mas, em 2013, apareceu um câncer, que retornou com força em 2015. Foi em meio a desgastantes sessões de quimioterapia, que gravou Soul of a Woman, com seus inseparáveis Dap Kings. Quando se sentia melhor ia para o estúdio e até fazia shows. Sharon deixou o planeta em 2016 e em 17 de novembro de 2018, saiu Soul Of a Woman, 11 canções que deixam a doença de lado.

Mas, o poder simbólico dessa enfermidade e a morte de Jones quase inescapavelmente nos levam a atribuir sentidos pessoais mesmo a afirmações em contextos mais politizados, como na fogosa abertura de Matter of Time, onde ela canta que não dispõe de muito tempo. A letra urge a união da espécie humana e liberdade para todos, mas quem consegue ouvir sem pensar que a intérprete estava dolorosamente cônscia de sua própria situação?

Entendamos as letras como for, mas o vital é conhecer esse trabalho luxuosamente orquestral, onde coabitam números explosivos - como Sail On, que não deixa dúvida de que Jones era fã de James Brown – com baladas em diferentes registros. Just Give Me Your Time vem em estrutura R’n’B mais minimalista; Come And Be a Winner é chique até o fundo d’alma. Paul Weller mataria por essa melodia, no auge do Style Council.

Os vocais em These Tears (No Longer For You) e Girl (You Got To Forgive Him) têm que ser ouvidos pra serem cridos. Na primeira, a intensidade progride à medida que a melodia orquestrada à anos 70 avança e na segunda, que abre imperiosa, majestática, ela e o coro interagem num jogo complexo de frases que uma começa, o outro acaba. Câncer FDP, nos privar de um talento assim, quando precisamos tanto!

A última canção derrete corações mais empedrados. Call On God é um spiritual que fala sobre encontrar Deus, estar pronto pra visitá-lo, essas coisas. Embora composta há décadas, dá pra separar a mensagem da terminalidade da vida de Sharon, que bem no finalzinho – ouça com fone de ouvido – soluça ou ri?

Soul Of a Woman é tão devastador, quanto belo.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaIl Balletto di Bronzo - Ys (1972)

    23/12/2019

  • Image

    ResenhaJamiroquai - Automation (2017)

    04/07/2018

  • Image

    ArtigoO Homem da Vida de George Michael Foi Um Brasileiro

    12/05/2018

  • Image

    ResenhaJose Luiz Mazziotti - A Roma (2019)

    11/06/2020

  • Image

    ArtigoLivro reúne entrevistas com astros dos anos 80

    10/02/2019

  • Image

    ResenhaYola - Walk Through Fire (2019)

    29/04/2020

  • Image

    ResenhaArthur Verocai - Arthur Verocai (1972)

    09/01/2021

  • Image

    ResenhaRumer - This Girl's In Love (A Bacharach & David Songbook) (2016)

    24/11/2020

  • Image

    ResenhaJimmy Somerville - Homage (2015)

    24/02/2021

  • Image

    ResenhaBig Big Train - Common Ground (2021)

    12/08/2021

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Soul Of A Woman

Álbum disponível na discografia de: Sharon Jones & The Dap-Kings

Ano: 2017

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Soul Of A Woman



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.