Resenha

You Had It Coming

Álbum de Jeff Beck

2001

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

23/06/2020



A continuação de Who Else!, mas, sem o resultado esperado

You Had It Coming é a extensão do que o guitarrista começou a explorar em "Who Else!", ou seja, experimentos de musica eletrônica, blues e rock. Tipo de fusão que pode destruir um disco por completo, a não ser que o artista em questão seja Jeff Beck.
A produção de Who Else! leva vantagem por ser mais polida, pois em You Had It Coming temos a clara impressão de poluição sonora e da atmosfera caótica dos discos do Ministry.
O resultado é misto, por um ponto algumas peças trazem a tona a irritação de batidas pra lá de repetitivas, em outros, consideramos a genialidade de Beck em deixar de lado o laboratório de notas e focar em temas magníficos, ao exemplo de "Nádia", tão bela, que nem as batidas chatas e aceleradas conseguem abalar o saldo final.

"Rosebud" alcança um resultado um tanto estranho quando traduz o country blues para a vertente industrial, despojando-se de sua atraente alma melódica. O resultado divide-se entre quem assume a modernidade ou fica com o velho Jeff dos anos 70 e 80. A retórica serve a "Left Hook" e suas tonalidades esquisitas em uma série de efeitos e quebras rítmicas que em boa parte não chegam ao lugar desejado, porem, quando não é ofuscado pela bateria ou barulhos extras para reinar sozinho, as mesmas notas parecem fazer sentido.

"Blackbird" dá um descanso de um minuto e meio, com a guitarra entremeada a sons de passarinhos, numa jogada genial de criar um dialogo com os voadores, como instrumento que trabalha no modo "pergunta / resposta".

"Suspension" vem na sequencia com o mesmo tom intimista e fora do sonido descalibrado que permeia o álbum. Dessa forma, a batida do bumbo e a sensibilidade dos teclados dão carta branca para Jeff organizar frases descomplicadas e limpas, falando diretamente ao coração de quem ama a arte da guitarra.

Voltando a cercania cinzenta, temos o blues "Rollin' and Tumblin'" numa versão "meia colher", cantada por Imogen Heap - que apesar do bom trabalho, não consegue livrar o desprazer que traz ao ser repetitiva e destruída pela bateria de Steve Alexander. Talvez a culpa nem seja do "funcionário" Steve, mas usar um kit para transbordar "tímpano de orquestra" não é a melhor das ideias.

Ainda temos "Earthquake", "Roy's Toy" e "Loose Cannon", todas flertando com o rock industrial ou como queiram ... rock experimental, todas pecando pelo exagero que o sub-gênero entrega. E sem esquecer Dirty Mind e os chatos gemidos remixados de Imogen Heap, altamente desnecessários.

You Had It Coming consegue destaque por três ou quatro temas que compensam o todo, por isso a nota dada pode parecer incongruente ao texto.
O revez de You Had It Coming são os molhos de efeitos e levadas eletrônicas que ofuscam o que poderia ser mais um toque avançado na carreira de Jeff Beck. De fato ele exagera despindo-se da lição de casa ao usar truques de guitarra em demasia, e quando rompe a casca voltando ao estado normal, presenteia os fãs com canções sensacionais. Desde sempre, foi e será meu guitar hero, mas ... dessa vez fica com três estrelas.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ArtigoRanking - Discografia do Slayer

    16/11/2020

  • Image

    ArtigoRanking - Discografia do Rush

    07/11/2020

  • Image

    ResenhaSupertramp - Free As A Bird (1987)

    04/11/2021

  • Image

    ResenhaStone Age A.D. - The Awakening of Magicians (2018)

    10/11/2018

  • Image

    ResenhaRush - Feedback (2004)

    12/12/2019

  • Image

    ResenhaSuzi Quatro - No Control (2019)

    02/11/2020

  • Image

    ResenhaGiorgio Moroder - E=MC² (1979)

    27/06/2020

  • Image

    ResenhaRaul Seixas - Carimbador Maluco (1983)

    05/07/2018

  • Image

    ResenhaSaxon - Innocence Is No Excuse (1985)

    04/10/2019

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Meddle (1971)

    23/01/2020

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

You Had It Coming

Álbum disponível na discografia de: Jeff Beck

Ano: 2001

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de You Had It Coming



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.