Resenha

1984

Álbum de Anthony Phillips

1981

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

22/06/2020



Mudando os ares, mas em grande estilo

Eu não pude comprovar na época do seu lançamento, mas 1984, sexto disco de Anthony Phillips, deve ter causado uma grande estranheza quando lançado. Uma mudança simplesmente radical da sensação mais pastoral dos cinco discos anteriores. Existe pouquíssimo trabalho audível de guitarra, 1984 é um álbum eletrônico instrumental – principalmente através de sintetizadores baseados em alguns efeitos vocais e uma variedade de percussão. 

O álbum em si é baseado mesmo em duas peças centrais longas – com outras duas que abrem e finalizam a obra. Considero 1984 um álbum que não soa monótono em momento algum, geralmente apresenta um ar melódico. Todos os sintetizadores e programação de bateria são feitos por Phillips, mas ao contrário de outros discos, aqui o músico recebe convidados, Morris Pert fornece uma percussão, Richard Scott na percussão básica, efeitos e ideias vocais, enquanto que Chris David e Anita David ficaram na manipulação de vocoder. 

“Prelude ‘84”, a música vai aparecendo lentamente através de uma bateria eletrônica – algo que parecia ser de uso praticamente obrigatório na época – e depois explode com bastante ferocidade através de um órgão de igreja, onde, salvo as devidas proporções, assemelha-se a Bach. Esta mesma ideia é repetida mais algumas vezes conforme a faixa vai se desenvolvendo, intercalado sempre com uma boa fusão de guitarra e teclado. 

“1984 parte 1” é uma música que eu não vou mentir, ela demorou até engrenar comigo, mas hoje eu simplesmente adoro. Logo nos seus primeiros segundos com um rico e sutil toque de teclado, depois a entrada de uma percussão equilibrando o som, além de possuir uma guitarra meio estranha – mas ótima - preenchendo a música aqui e ali. Essa música possui alguns momentos que realmente são bastante cativantes. Quanto mais se escuta, mais podemos ir percebendo que tudo que acontece aqui é de maneira bastante eficaz. 

“1984 parte 2” segue quase tão boa quanto a parte um, digo quase, pois infelizmente não possui a mesma diversidade encontrada na primeira parte. No entanto, ela reitera certos temas muito bem. Aqui também é onde parece o único exemplo de vocais encontrados no álbum, embora eles sejam bastante distantes e eletrônicos, repetindo a palavra 1984 algumas vezes. 

“Anthem 1984” com cerca de dois minutos e meio é a faixa que finaliza o disco. Mas apesar de curta é bastante imponente, soando quase fúnebre, além de pomposa e grandiosa. Possui apenas alguns acordes belíssimos de corda para que seja simulada uma orquestra. Considero uma maneira maravilhosa de terminar o álbum. Uma dica é ouvir com bons fones de ouvido, pois valoriza ainda mais e há muita coisa acontecendo aqui. 

Apesar de eu achar Phillips um músico bastante singular, se eu fosse fazer algum tipo de comparação para quem nunca ouviu este disco poder ter uma base, depois de pensar bastante, creio que a música de Mike Oldfield na época dos seus discos Crises e Five Miles Out sejam os melhores exemplos. Um álbum bastante subestimado, mas deixando sempre bem claro, diferente de tudo o que Anthony havia feito até aquele momento.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaErrata Corrige - Siegfried, Il Drago E Altre Storie (1976)

    25/04/2020

  • Image

    ResenhaDavid Gilmour - David Gilmour (1978)

    15/03/2019

  • Image

    ResenhaJean-Luc Ponty - Tchokola (1991)

    12/06/2020

  • Image

    ResenhaRosalie Cunningham - Rosalie Cunningham (2019)

    02/03/2022

  • Image

    ResenhaRush - Moving Pictures (1981)

    02/10/2017

  • Image

    ResenhaStyx - Kilroy Was Here (1983)

    27/03/2020

  • Image

    ResenhaSke - Insolubilia (2021)

    27/08/2021

  • Image

    ResenhaRush - 2112 (1976)

    24/05/2018

  • Image

    ResenhaThe United States of America - The United States Of America (1968)

    06/05/2021

  • Image

    ResenhaAmon Düül II - Phallus Dei (1969)

    08/04/2022

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

1984

Álbum disponível na discografia de: Anthony Phillips

Ano: 1981

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de 1984



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.