Resenha

Emerson, Lake And Palmer

Álbum de Emerson, Lake And Palmer

1970

CD/LP

Por: allecradical00

Usuário

20/06/2020



Trio Parada Dura do rock progressivo, o primeiro álbum de Emerson, Lake & Palmer

Inicialmente, devo dizer que sou muito fã de Rock Progressivo. Emerson, Lake and Palmer, Curved Air, Rick Wakeman (e muitos outros) são meus motores (principalmente na hora de fazer serviços (risos)). Porém, o Trio Parada Dura do Rock Progressivo (que é o título do artigo), Emerson, Lake e Palmer, mais precisamente o primeiro álbum, é de quem vou cuidar aqui. Greg Lake havia lançado singles entre 67/68 e se tornou alvo do King Crimson, gravando com eles o épico 'In The Court of King Crimson' em 1969, fazendo uma ponta no álbum dos mesmos em 1970. Emerson, era o Tecladista dos The Nice e Palmer era do Atomic Rooster (e há quem diga que ele tocou com Jimi Hendrix e o chamou pra compor o trio). Enfim, eles se uniram e decidiram fazer um álbum logo de cara...
Então surge o álbum Emerson, Lake & Palmer, um belo álbum que flerta as experiências progressivas herdadas das bandas anteriores dos membros, com um leve toque psicodélico e uma boa e bela pitada de música clássica.

Passando por The Barbarian, uma adaptação do clássico de Bela Bartók, a música começa frenética com a audácia de Keith que abre a música rangendo no que parece ser uma fagulha de eletricidade. No meio, a música para pra dar lugar ao ressoar dos pianos seguidos da bateria de Palmer pra no final voltar como estava no começo, quando os sintetizadores comandavam.
Take a Pebble, é um clássico do trio e só mostra como a música clássica tem bastante influência na banda (Works que o diga). Nessa música Emerson toca o piano não nas teclas e sim DIRETO NAS CORDAS!!! Sim, Emerson enverga o corpo pra tocar o piano por dentro, louco não...? Logo, Lake adocica a música com seu belo e envolvente vocal, conduzindo a música até o momento em que entra Keith novamente com um belo solo de piano, interrompido pelo violão de Lake. A música, pega no mesmo nipe da anterior, terminando da mesma forma que começou.
Knife-Edge, começa com o grupo mostrando a que veio. Um rock tradicional que acaba dando um declive para Lake entrar com sua voz num blues suavizante até chegar num 'soundscare' que eleva a música novamente pra exaltação, uma verdadeira ondulação musical gerida por vocal, teclas, baixo e bateria. Uma música formidável!
Temos um monumental que me faz lembrar a Grécia Antiga, templos e coisas assim, The Three Fates, que te faz ter um êxtase na história e na filosofia até porquê de certa forma a música é sobre isso, já que tem como tema três nomes da mitologia: Clotho, Lachesis e Athropos.
O trio tem a incrível habilidade de  fazer me sentir num cassino... Piano Concerto N° 1, Karn Evil 9 2nd Impression e a do álbum em questão, Tank me fazem sentir isso. A incrível linha de instrumentação dessa música é muito boa, aliás acho que eles aproveitaram um trecho dela pra fazer a Tarkus (observem bem).
Ah... Lucky Man, um dos hinos dessa banda... violão simples com uma coordenação e instrumental leves e que embalam, falando sobre a vida de de um homem de sorte... os vocais se duplicam (provavelmente Emerson o acompanha no refrão, se não for, comentem aí) e no "fim" do álbum, o grupo se despede com um solo de sintetizador de Emerson que diminui à medida que a música acaba. 

Considerações Finais:
Excelentíssimo! Bons resultados pra quem tá só começando (embora tenham iniciado alguns anos antes individualmente, conta-se a partir da formação definitiva) e com certeza não é sorte de principiante em se tratando desses três!

Nota: o álbum fora relançado em outras vezes contendo faixas adicionais (versão de estúdio fenomenal de Promenade e a faixa Rave Up que soa como um teste de som (que inclui guitarras apesar de não ser o habitual do trio)) e versões alternativas das músicas Take a Pebble, Knife-Edge, e Lucky Man (por isso as aspas na palavra fim).


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre allecradical00

Nível: Usuário

Membro desde: 19/06/2020

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    Resenha14 Bis - 14 Bis (1979)

    12/06/2021

  • Image

    Resenha14 Bis - II (1980)

    04/04/2022

  • Image

    ResenhaPre - Pre (1992)

    11/05/2022

Visitar a página completa de allecradical00



Sobre o álbum

Emerson, Lake And Palmer

Álbum disponível na discografia de: Emerson, Lake And Palmer

Ano: 1970

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,64 - 11 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Emerson, Lake And Palmer:

  • 10
    out, 2017

    Uma estreia poderosa

    User Photo Tiago Meneses

Visitar a página completa de Emerson, Lake And Palmer



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.