Resenha

Movin' On

Álbum de Steffen Morrison

2018

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Top Notch

19/06/2020



Os Países Baixos têm ótima soul music

Como qualquer subgênero, a soul music e seus afluentes necessitam de sangue novo pra continuar fluindo. Sorte que as veias continuam abertas e talentos despontam não apenas no tradicional território norte-americano.

Steffen Morrison é um desses novos expoentes e sua procedência pode até espantar de tão “unsoul”: nasceu no Suriname, mas foi criado e reside em Amsterdan. Seu site é em holandês, inclusive!
Seus pais incutiram nele o amor por Otis Redding, James Brown, Mavin Gaye, mas o barítono também aprecia Rolling Stones e gente mais novinha, como Macy Grey e Bruno Mars. O entusiasmo com que aborda as 11 faixas do álbum Movin’ On, contagia e deixa antever artista de futuro e peso.

A faixa-título/de abertura é sensacional locomotiva com baixo retumbante e naipe de metais à Memphis, porque sendo país de proporções continentais, claro que a música norte-americana também não soa a mesma em todo o território nacional, como a daqui. 

E Movin’ On, o álbum, enfia mais 9 grandes canções, com grandes performances vocais e instrumentais. É um arraso atrás do outro. Tem a elegância deslizante de Old Enough to Know Better, que encantará fãs de sophisti-soul à Lisa Stansfield e Seal. We Can Have It All é baladaça que não deixa coração sobre coração, totalmente 80’s, mas sem soar pasteurizada como muito da década. Steffen opta por produção orgânica, contemporânea, nada de tecladeria artificial.

Isso acoplado aos vocais arenosos tão intensos como o de um Harold Melvin enfeitiçam a Motownzice easy listening de Little Bit Longer ou a contagiante rouquidão de All For You. Dá vontade de gritar junto “I gave it all for you...!” E nessa última, o clima retrô é atualizado com a boca-sujice do fucked up da letra.

Do It All Again tem aquele clima Hit the Road Jack, de Ray Charles, numa canção onde a letra realmente fala de uma namorada que “hit the road”. Supertradição afro de canto e reposta, porque Steffen está dialogando com um coro. E é o coro que empresta tons gospel à Love Walks All Over You. Seja no R’n’B um bocadinho mais áspero de Takin Me Higher, seja na popice spiritual com a mesma guitarrinha do Spandau Ballet, de True, de The Art Of Being Human, Morrison acerta o alvo uma dezena de vezes.

A única desnecessidade é a versão acústica de Just Another Man. Só ao violão, a melodia já aparecera superior e a faixa-bônus soa como aceno pra fãs de Ed Sheeran e Cia. Só que Steffen joga numa liga léguas acima da sensaboria de Sheeran.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMel Mattos - O Retratista (2010)

    27/05/2022

  • Image

    ArtigoDuran Duran: a história até o ano 2000

    23/06/2018

  • Image

    ResenhaTwo Door Cinema Club - False Alarm (2019)

    22/05/2020

  • Image

    ResenhaMidge Ure - Orchestrated (2017)

    25/08/2018

  • Image

    ResenhaVitral - Entre As Estrelas (2017)

    19/10/2020

  • Image

    ResenhaBernardo Bravo - Disco do Desassossego (2019)

    09/06/2021

  • Image

    ResenhaYumi Zouma - Present Tense (2022)

    27/03/2022

  • Image

    ResenhaTriste Janero - Meet Triste Janero (1969)

    03/06/2021

  • Image

    ResenhaRodrigo Campos - 9 Sambas (2018)

    24/08/2020

  • Image

    ResenhaTori Amos - Unrepentant Geraldines (2014)

    18/08/2018

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Movin' On

Álbum disponível na discografia de: Steffen Morrison

Ano: 2018

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Movin' On



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.