Resenha

Novos Rumos

Álbum de Resgate

1993

CD/LP

Por: Diogo Franco

Colaborador

17/06/2020



O primeiro grande passo

Após lançar o primeiro disco de maneira independente, 2 anos antes, a banda agora contava com um contrato com a Gospel Records e produção de Edson Guidetti no conceituado estúdio de Rick Bonadio. O resultado foram algumas canções aproveitadas do primeiro disco (o maravilhoso Vida, Jesus e Rock n' Roll) e outras compostas especialmente para o disco. Dentre as canções relançadas estão Rock da Vovó, Ele Vem, Quem é Ele e Paralelo.

Musicalmente falando, o hard rock ficaria bem evidente nesse disco, com músicas como Daniel (clássico do grupo, obrigatória), A paz ( que baita riff espetacular), Novos Rumos ( com  um som limpo muito bem sacado no início e mudanças de andamento), Leve Fardo e suas guitarras pesadas em contraponto ao violão do início. Há espaço para músicas mais leves como Consciência e a lindíssima e poética Todo Som (linda balada acústica). As letras são um show á parte, pois em nenhum outro disco o Resgate esteve tão inspirado pra escrever (cortesia de Zé Bruno), mesclando bem inserções pesadas e ácidas, com temas atuais, bíblicos, provocando o ouvinte a uma reflexão sobre o mundo, sobre o que é de fato o evangelho e principalmente sobre sua própria vida, sem nunca perder o bom humor como em Rock da Vovó (onde fala de sua vida nas drogas e as orações e conselhos de sua avó, com sacada inteligentíssima no refrão), Mistérios ( com uma estrutura de pergunta e resposta no riff e letra comparando sua vida anterior à sua vida pós conversão), além de Florzinha. Esta última uma canção infantil, de domínio público, aqui transformada num punk rock violento sem alteração na letra, se tornando uma das preferidas dos fãs e detestada pela banda, porém sem nunca abandonar o repertório dos caras , tamanho o número de pedidos do público em todas as ocasiões. A música ganhou um ar divertido e além de tudo conta com uma gaita tocada por ninguém menos que Brother Simion do Katsbarnéa. 

Por tudo isso (letras e instrumental) esse disco é um marco na música cristã, ouvir isso é essencial se você deseja compreender o rock cristão no Brasil, e o próprio white metal em si. Ouça sem moderação, pois esse disco faz uma conexão perfeita entre instrumental primoroso e letras inteligentes.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diogo Franco

Nível: Colaborador

Membro desde: 31/12/2019

"Sou carioca de Nova Iguaçu , músico há 25 anos , admirador de AOR , Hard , Glam , Heavy Metal e suas vertentes. Tenho 38 anos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRough Cutt - Rough Cutt (1985)

    14/01/2021

  • Image

    ResenhaAerosmith - Music from Another Dimension! (2012)

    31/01/2021

  • Image

    ResenhaHouston - IV (2021)

    17/10/2021

  • Image

    EntrevistaRobert Säll

    23/02/2021

  • Image

    ResenhaThe Dirt

    17/02/2020

  • Image

    ResenhaGioeli-Castronovo - Set The World On Fire (2018)

    20/01/2020

  • Image

    ResenhaMastermind Unlimited - Will There Be Peace? (2021)

    24/10/2021

  • Image

    EntrevistaZé Henrique

    05/01/2020

  • Image

    ResenhaLarry Carlton - On Solid Ground (1989)

    27/06/2020

  • Image

    ResenhaStrangeways - Walk In The Fire (1989)

    20/01/2021

Visitar a página completa de Diogo Franco



Sobre o álbum

Novos Rumos

Álbum disponível na discografia de: Resgate

Ano: 1993

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Novos Rumos



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.