Resenha

On The Rock

Álbum de Resgate

1995

CD/LP

Por: Diogo Franco

Colaborador

17/06/2020



Uma obra-prima!

Em 95, o Resgate lançou o disco que seria o ponto chave de sua carreira. On The Rocks é o ápice da inspiração, musical e literária, de uma banda que até então não abria mão da velha fórmula de se fazer rock n' roll de maneira crua e direta, com vocais ora melódicos, ora agressivos, temperados por riffs com pegada absurdamente inspirada nos grandes nomes do hard rock setentista. 

Doutores da Lei abre o disco com um riff arrasa quarteirão, bateria pesada e vocal destruidor. Em seguida, Acusador, com Zé Bruno dando seu recado ao próprio diabo de maneira direta e incisiva. Na letra da música em questão é dito "Eu sei, fui comprado por um alto preço....Eu sei, você tá debaixo do meu pé..." com tamanha raiva que chega a lembrar o clima de bandas como o Guns N' Roses. O riff é um show à parte, com presença certa nos shows da banda, para agitar o público. Tudo continua em alto nível com o blues Papo de Loki, onde a banda faz uma comparação divertida entre suas vidas antes de se converterem e após suas conversões. 5:50 AM é uma balada conhecidíssima dos fãs da banda , contando um pouco do processo de conversão de Zé Bruno. Tempo é uma pedrada na orelha, com letra discorrendo sobre a conhecida passagem presente em Eclesiastes, com um riff espetacular e arranjo exalando rock n' roll por todos os poros. Príncipe talvez seja a música mais puramente direcionada à igrejas, visto que a letra fala exclusivamente da passagem de Isaías 53, uma profecia sobre o nascimento de Cristo, sem abrir mão do peso presente em todo o disco. Sobre a Rocha, Fogo ( onde ele canta Fogo no Cãooooooo, de uma maneira divertidíssima) são músicas que não estão aí apenas pra preencher espaço, ao contrário, fazem bonito e colaboram pra que este seja um dos maiores discos de White Metal já lançado. Solidão, o maior Hit do disco ao lado de 5:50 AM, ganhou notoriedade com seu clipe extremamente bem feito, se tornando obrigatória em shows e a preferida de muitos fãs. Encerrando o disco, temos a música He'll Come Again, que nada mais é que uma versão um pouco mais suingada e em inglês da música Ele vem, lançada no primeiro disco e revivida no disco anterior, o poético Novos Rumos. A inspiração era tanta que o arranjo ficou incrível e muitos fãs passaram a gostar dessa versão também. 

O Regate é uma banda que está na ativa até hoje, sempre com letras extremamente reflexivas e atemporais, e nessa época sua criatividade estava a todo vapor. Ouvir essa banda é diversão garantida, mas também obter reflexões através de visões sinceras e práticas sobre o mundo atual e o evangelho em si. Do ponto de vista musical, deixar de ouvir algo apenas por causa das temáticas de suas letras, seria o equivalente a deixar de comer em um restaurante por causa da nacionalidade ou cor do chef de cozinha, ou seja, preconceito puro. Posso afirmar com convicção, isso aqui é rock n' roll puro, simples e direto, com o diferencial de ter um conteúdo literário saudável em suas letras !


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diogo Franco

Nível: Colaborador

Membro desde: 31/12/2019

"Sou carioca de Nova Iguaçu , músico há 25 anos , admirador de AOR , Hard , Glam , Heavy Metal e suas vertentes. Tenho 38 anos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThe Rolling Stones - Bridges To Babylon (1997)

    14/02/2020

  • Image

    ResenhaTina Turner - Foreign Affair (1989)

    21/03/2020

  • Image

    ResenhaThe Night Flight Orchestra - Aeromantic II (2021)

    17/10/2021

  • Image

    ResenhaDuran Duran - Future Past (2021)

    24/10/2021

  • Image

    EntrevistaFacing Fear

    24/03/2020

  • Image

    ResenhaMastermind Unlimited - Will There Be Peace? (2021)

    24/10/2021

  • Image

    ResenhaResgate - Novos Rumos (1993)

    17/06/2020

  • Image

    ResenhaH.E.A.T - H.E.A.T II (2020)

    03/03/2020

  • Image

    ResenhaStrangeways - Walk In The Fire (1989)

    20/01/2021

  • Image

    ArtigoRetrospectiva 2021

    29/12/2021

Visitar a página completa de Diogo Franco



Sobre o álbum

On The Rock

Álbum disponível na discografia de: Resgate

Ano: 1995

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de On The Rock



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.