Resenha

Medusa

Álbum de Trapeze

1970

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

17/06/2020



Medusa possui todos os elementos que um álbum sólido de hard rock deve ter

Após o lançamento do seu autointitulado, a banda teve a baixa dos integrantes John Jones (vocal) e Terry Rowley (teclado). Mas será que o nome baixa seria o certo? Acho que não. Agora como um trio, a banda soou mais poderosa do que nunca e gravou provavelmente o seu maior clássico. De sonoridade influenciada por bandas como Led Zeppelin e Free, o disco é um desfile de blues rock da melhor qualidade.

Até devido mesmo as suas influências mencionadas, a banda apresenta em seu som um blues rock mais pesado. Para aqueles que já são familiarizados com o trabalho de Glenn Hughes, certamente irão associar Medusa a um disco cheio de ritmos descolados e vocais estridentes, o que não é errado, pois estes dois elementos de fato existem, mas o álbum traz também outros elementos, como, por exemplo, um trabalho excepcional de guitarra, bateria sólida e uma das performances mais apaixonadas de Hughes. Já vi alguns argumentos de que o som da banda é excessivamente polido e a voz de Glenn ainda não está muito madura, porém, considero este um dos melhores capítulos de sua carreira musical. 

Embora já na faixa de abertura, “Black Cloud”, a banda apresente um ótimo hard rock, através de versos acústicos que se transformam em um refrão mais severo e fervoroso ou “Touch My Life” soar como uma faixa saída do disco Stormbringer do Deep Perple – álbum em que Glenn Hughes faria parte futuramente -, nas faixas mais lentas do disco é onde ele eleva a sua qualidade aos mais altos padrões. “Jury” é pra mim o grande destaque do disco, inclusive pensando novamente em outro disco, eu a vejo como parte do ad Wings of Destiny do Judas Priest, por toda a sua atmosfera sombria, além de uma assombrosa entrega vocal de Hughes, carregada de agonia e frustração. “Seafull” e “Medusa” são mais dois pontos altos do disco e que muito se deve novamente a uma intensa performance vocal de Hughes, mas agora destacando também a guitarra blues de Mel Galley. Pra não parecer que o trabalho do baterista Dave Holland é frio e seu nome não merece ser mencionado nenhuma vez, na faixa título ele merece um destaque particular que prova que era um grande baterista. Uma pena que tenha encerrado sua carreira de forma tão nojenta, mas isso é assunto pra outro lugar aqui no site, quem sabe um artigo. Your Love is Alright" e "Makes You Wanna Chy" são as duas faixas que representam os momentos mais divertidos do disco, mas com um destaque maior para "Makes You Wanna Chy", por possuir um notável riff de baixo de Glenn Hughes. 

Apesar do fato de a banda nunca ter feito sucesso no Reino Unido, eles conseguiram obter sucesso no mercado dos EUA e, a certa altura, John Bonham os chamou de a melhor banda de três peças que ele já vira. Mesmo que Medusa possa não ser um clássico no mesmo sentido de álbuns como In Rock, Paranoid ou Led Zeppelin IV, ele é uma oferta excelente de uma banda subestimada e que deve pertencer a qualquer coleção de todos os entusiastas do rock 70’s. Ele apresenta todos os elementos que um álbum sólido de hard rock deve ter.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaDavid Gilmour - About Face (1984)

    11/07/2020

  • Image

    ResenhaSolaris - Nostradamus Book Of Prophecies (1999)

    19/10/2019

  • Image

    ResenhaCervello - Melos (1973)

    16/05/2018

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Voyage Of The Acolyte (1975)

    28/09/2017

  • Image

    ResenhaDiscipline - Unfolded Like Staircase (1997)

    07/11/2018

  • Image

    ResenhaThe Tea Club - General Winter's Secret Museum (2008)

    23/04/2020

  • Image

    ResenhaAnima Mundi - The Way (2010)

    05/10/2017

  • Image

    ResenhaKhan - Space Shanty (1972)

    03/10/2017

  • Image

    ResenhaGandalf's Fist - The Clockwork Fable (2016)

    29/04/2018

  • Image

    ResenhaBig Big Train - English Electric Part Two (2013)

    22/12/2017

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Medusa

Álbum disponível na discografia de: Trapeze

Ano: 1970

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Medusa



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.