Resenha

Obsessed by Cruelty

Álbum de Sodom

1986

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

15/06/2020



Brutal

O Sodom, em começo de carreira, acabou sofrendo muito com produtores e gerentes de gravadoras. Após o lançamento do EP "In the Sign of Evil", a banda obteve um êxito bem consistente. No entanto, no primeiro álbum completo, o grupo começou com uma indefinição de padrões e elementos que, por sua vez. a banda se revelou por tal fator entre as vertentes Death e Thrash, o que trouxe um impacto divisório. A banda não era a mesma do já citado EP e ainda não tinha uma direção acentuada. Esse elemento trouxe a dúvida da gravadora sobre os padrões exercidos pelo grupo e gerou algumas implicações, tais como produção, corte de faixas e lançamento fora da Europa.

Com as letras encontramos o estilo de escrita Black Metal e os fãs foram ardorosos quanto a esse fator, e a arte de capa também fortaleceu esse movimento. Após estar com o material pronto para seu lançamento europeu, a filiar americana pediu uma prensagem da obra com uma masterização diferente, o que elevou os ânimos e, por um triste destino, essa nova versão ficou tão ruim quanto ao original alemã. Enfim, os instrumentos misturam de forma exaltada em um solavanco brutal e muito confuso; por momentos, o ouvinte não consegue definir o que de fato impulsiona os riffs e a marcação de bateria. 

Mas o que determinada esse disco o como querido de público e o faz tão relevante? Acaba sendo simples a explicação, à época, o notável ponto de restauração de um movimento do metal fortalecidos em inúmeros grupos e seguimentos foi determinante para essa obra se definir clássica. "Obsessed by Cruelty" foi considerado como a um baluarte entre os grupos noruegueses da segunda fase do Black Metal, assim como os trabalhos iniciais do Sarcófago e do Sepultura. E o trabalho mostra algumas faixas importantes dentro do parâmetro sugerido, tais como: "Deathlike Silence", "Equinox", "Obsessed by Cruelty", "Pretenders of the Throne" e "Witchhammer". 

Logicamente o Sodom evoluiu no seguinte disco, mas esse trabalho não pode ser esquecido e deve ser fonte de inspirações diversas bandas no mundo do som pesado, e é obvio que a banda ultrapassou barreiras mesmo com esse petardo sujo, agressivo e mal produzido.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMercyful Fate - Time (1994)

    14/12/2018

  • Image

    ResenhaAlice Cooper - Lace and Whiskey (1977)

    12/11/2020

  • Image

    ResenhaMercyful Fate - Melissa (1983)

    30/10/2018

  • Image

    ResenhaVoïvod - War And Pain (1984)

    28/10/2020

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Senjutsu (2021)

    04/09/2021

  • Image

    Artigo40 anos de Piece Of Mind

    16/05/2020

  • Image

    ResenhaTom Jobim: Histórias de Canções

    17/08/2020

  • Image

    ResenhaWhiplash - Ticket To Mayhem (1987)

    17/08/2020

  • Image

    ResenhaJudas Priest - Painkiller (1990)

    16/01/2019

  • Image

    ResenhaPink Floyd - More (1969)

    07/10/2020

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Obsessed by Cruelty

Álbum disponível na discografia de: Sodom

Ano: 1986

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Obsessed by Cruelty



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.