Resenha

You're Not Alone

Álbum de Roy Buchanan

1978

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

13/06/2020



Blues em viagem psicodélica e espacial!

Quando se fala em blues vem a nossa mente uma série de bons guitarristas que ajudaram a difundir a estilo, como B.B, King, Freddie King e outros mais roqueiros como Johnny Winter. Mas poucos se lembram de Roy Buchanan, tanto que o músico ficou conhecido como o melhor guitarrista desconhecido de blues, pelo seu sucesso underground.

Mas a contribuição de Buchanan para o blues é imensurável. Acompanhando sempre de sua inseparável Telecaster, o músico lançou álbuns antológicos até seu precoce falecimento em 1988.

No final da década anterior, o guitarrista estava se sentindo em casa na gravadora Atlantic (a mesma de gingantes como Led Zeppelin e Bad Company), e já havia lançado dois bons álbuns pelo selo, sendo que o ultimo “Loading Zone”, havia sido composto, produzido e arranjado por ninguém menos que Stanley Clarke, famoso baixista do fusion. 

Embora seja um álbum fenomenal, Roy sentiu que precisava evoluir e tomar as rédeas de seus discos, e em 1978 partiu para Nova Iorque ao lado do produtor Raymond Silva e um  banda completamente diferente da anterior, que incluíam o baixista Willie Weeks e o baterista Andy Newmark na cozinha, o guitarrista rítmico Ray Gomez e o tecladista Jean Roussel que não chegou a ser creditado no encarte para a gravação de seu novo trabalho.

 A sonoridade criada por Buchanan foi uma evolução se comparada a seus álbuns anteriores. O guitarrista trouxe à tona alguns experimentalismos, mantendo o blues como estilo principal, mas adicionando elementos mais progressivos, psicodélicos e viajantes, algo muito diferente do visto anteriormente em seus álbuns e mesmo em outros lançamentos de blues.

Os arranjos são mais rebuscados, com incursões de efeitos criados por sintetizadores em meio a sua guitarra mais melódica e por que não dizer  comedida, sem tanto swing. Um bom exemplo é a faixa “Fly...Night Bird”, uma faixa composta por todo o grupo  que poderia ser o encontro do Pink Floyd com Eric Clapton; 

Outros destaques seriam ‘Turn To Stone”, cover de Joe Walsh, que ganhou uma versão instrumental arrasadora, com a guitarra de Buchanan em primeiro plano, amparada por teclados e hammonds de Roussel. Essa se tornou uma das minhas preferidas do disco; A única faixa cantada do álbum é um cover pra “Down By The River” de Neil Young, com o convidado Gary St. Clair nos vocais. O arranjo é próximo ao original, mas com a guitarra blues de Roy comandando o tema;

É impossível não citar também a faixa título que encerra o álbum com seus oito minutos de uma viagem que sintetiza tudo que o guitarrista quis apresentar durante o álbum. Sintetizadores no melhor estilo Manfred Mann dividem espaço com uma guitarra bluseira, mas encharcada de elementos progressivos e psicodélicos, como se Andrew Latimer (Camel) e Derek Trucks (Alllman Brothers) fossem uma pessoa só. 

“You´re Not Alone” chegou as lojas em agosto de 1978, e como muitos discos a frente de seu tempo não foi imediatamente compreendido pela crítica e público, que não entenderam a mudança abrupta de sonoridade apresentada pelo guitarrista. O álbum vendeu tão mal que Buchanan resolveu dar uma pausa e repensar sua carreira por dois anos.

Hoje em dia o disco é considerado um clássico pela maioria das pessoas que o conhecem, um trabalho que demonstra a visão privilegiada que o guitarrista tinha de sua música e do blues. Merece ser conferido integralmente.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAnnihilator - Alice In Hell (1989)

    22/03/2020

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Live After Death (1985)

    31/03/2018

  • Image

    ResenhaRiverside - Out Of Myself (2004)

    22/02/2020

  • Image

    ResenhaGuilt Machine - On This Perfect Day (2009)

    01/07/2019

  • Image

    ResenhaGenesis - Wind & Wuthering (1976)

    21/04/2020

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Burn (1974)

    25/03/2018

  • Image

    ResenhaTransatlantic - SMPT:e (2000)

    16/11/2019

  • Image

    ResenhaJadis - More Than Meets The Eye (1992)

    13/02/2020

  • Image

    ResenhaDuff McKagan - Tenderness (2019)

    20/09/2021

  • Image

    ResenhaPorcupine Tree - Recordings (2001)

    12/08/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

You're Not Alone

Álbum disponível na discografia de: Roy Buchanan

Ano: 1978

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de You're Not Alone



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.