Resenha

Teaser

Álbum de Tommy Bolin

1975

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

31/05/2020



Bolin Apresenta sua guitarra cheia de groove e ecletismo

Quando se fala no nome de Tommy Bolin, a maioria pensa imediatamente como substituto de Richie Blackmore no Deep Purple, onde gravou o excelente “Come Taste The Band”. Mas o músico é muito mais do que isso. Nascido em Sioux no Colorado, Bolin começou cedo sua carreira musical e  nunca se prendeu a um único estilo, absorvendo influências de jazz, blues, rock, fusion e soul music, criando uma técnica mais versátil e abrangente que a maioria dos guitarristas da época.

Após passar pelo Zephyr ainda em seu estado natal e criar algumas bandas solo como o excelente Energy, o guitarrista teve a oportunidade de substituir Joe Walsh no James Gang, gravando dois álbuns e posteriormente trabalhar como músico de estúdio, colaborando com grandes nomes do fusion como Billy Cobhan e Alphonse Mouzon. 

No inicio de 1975, antes do convite para integrar o Deep Purple, Tommy atuava como convidado no grupo canadense Moxy, e conseguiu fechar contrato com a Nemperor Records para gravar seu primeiro álbum solo. O Guitarrista reuniu oito de suas melhores canções e convocou um time grande de músicos, como seu conterrâneo, o baixista Stanley Sheldon, o tecladista Jan Hammer, o baterista Jeff Porcaro (Toto), o saxofonista David Samborn e até mesmo Phil Collins na percussão.

Os temas escolhidos evidenciam o ecletismo de Bolin, como “The Grind” que abre o disco e “People People”, rocks cheios de groove, com belas passagens de guitarra; 

As instrumentais “Homeward Strut” e “Marching Powder” destacam o lado fusion que Bolin aprendeu nas sessões de gravações com Cobhan e Mouzon. São canções complexas de autoria do próprio guitarrista que se mostra muito a vontade no estilo, tocando ao lado de feras como Jan Hammer e Narada Michael Walden;

“Savanah Woman” tem um clima latino e mostra o guitarrista se saindo bem ao tentar emular vocais sexy; “Dreamer” é uma balada calcada no piano de David Foster e na guitarra bluesy de Bolin com o uso de Slides;

O lado rockeiro aparece na faixa título e em “Wild Dogs”, ambas com excelente trabalho de guitarras gravadas de maneiras sobrepostas com pitadas de slide e o vocal um pouco mais agressivo; 

“Teaser” saiu em novembro de 1975, praticamente trinta dias após “Come Taste The Band”, a estreia de Bolin com o Deep Purple, e mesmo a gravadora colocando um adesivo informando que este era o primeiro disco solo do novo membro do Purple o disco não vendeu como esperado, principalmente pelo fato do músico não ter feito  uma turnê solo de divulgação, uma vez que sua nova banda era prioridade. 

De todo modo, ao ouvir o disco fica a nítida impressão que Bolin partiu cedo demais. O guitarrista ainda tinha muito a oferecer.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaPhil Collins - Play Well With Others (2018)

    14/03/2020

  • Image

    ResenhaVirgil Donati - Ruination (2019)

    09/11/2019

  • Image

    ResenhaMegadeth - Youthanasia (1994)

    12/08/2018

  • Image

    ResenhaAnnihilator - Alice In Hell (1989)

    22/03/2020

  • Image

    ArtigoRápido, rápido, rapidinho...Os guitarristas mais velozes do planeta.

    14/07/2018

  • Image

    ResenhaDixie Dregs - Unsung Heroes (1981)

    10/10/2020

  • Image

    ResenhaAlfredo Dias Gomes - Metrópole (2021)

    15/05/2021

  • Image

    ResenhaCartoon - Bigorna (2003)

    01/05/2020

  • Image

    ResenhaPat Metheny - Still Life (Talking) (1988)

    15/02/2020

  • Image

    ResenhaQueensryche - Condition Human (2015)

    06/03/2021

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Teaser

Álbum disponível na discografia de: Tommy Bolin

Ano: 1975

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Teaser



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.