Resenha

La Notte Anche Di Giorno

Álbum de La Coscienza Di Zeno

2015

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Top Notch

31/05/2020



A consciência da perfeição

A formação do La Coscienza di Zeno (CoZ) para seu terceiro trabalho foi Alessio Calandriello (vocais); Davide Serpico (guitarras e violões); Luca Scherani (pianos, teclados, órgãos e bouzouki; instrumento de cordas grego); Stefano Agnini (sintetizadores e órgãos); Domenico Ingenito (violino); Gabriele Colombi (baixo) e Andrea Orlando (bateria e percussão). Para ampliar a luxuriante paisagem sonora, chamaram Simona Angioloni, para os vocais em Lenta Discesa All’Averno; Melissa Del Lucchese (violoncelo) e Joanne Roan (flauta).

La Notte Anche Di Giorno é constituído de duas longas suítes: Giovane Figlia, com 24 minutos e Madre Antica, de 20. Ambas subdividas em seções, procedimento tradicional no mundo prog, desde os Moody Blues.

CoZ sabe que pode haver vocalista igual, mas não superior, na atual cena progressiva da Bota e por isso abre Giovane Figlia com o potente e bombástico Alessio Calandriello. Sua voz é cristalina, poderosa, sobe, desce, dramatiza, comove, excita. A Ritrosa sobrepõe esse vocal a cinco minutos exultantes de puro prog sinfônico ITALIANO, não há outra definição. Se você não gostar da canção, nem adianta prosseguir, mas difícil um fã de rock progressivo sinfônico, cantado em italiano, desgostar do passeio de montanha-italiana que se inicia com A Ritrosa. Sempre melódica, a suíte intercala puro fogo com momentos de derreter o coração.

Il Giro del Cappio pode arrancar lágrimas dos saudosos pelos anos 70, mas a produção é impecavelmente contemporânea. Calandriello, violino com teclado sutil e o idioma italiano juntam-se em segundos de arrepiar, seguidos por intensificação em melodia e vocais vigorosos. E é o tempo todo assim: diferentes órgãos ejaculam com guitarras, numa orgia de mudanças de ritmo, tempo e clima. Milagrosas ressurgências melódicas, quando menos se espera. Tem hora que lembra Piazolla, há momento que entra o vocal em francês de Simona Angioloni e o clima vai pra folk medieval. Impecável.

Num trabalho onde títulos indicam antíteses, como notte e giorno, a segunda suíte chama-se Madre Antica, estabelecendo antipodismo etário, uma vez que à juventude da filha do título da suíte inicial, contrapõe-se a madureza da mãe desse conjunto de 4 canções.

Em sintonia com os opostos, o clima geral é mais desacelerado e a canção de abertura, Il Paese Ferito, começa mesmo sinistra, lembrando alguns trechos mais arrastados de The Lamb Lies Down On Broadway. Clima mais operístico, como o de Giovana Figlia só mesmo em La Staffetta, onde a melodia linda e vibrante unida ao vocal de Alessio logo dão espaço pra delicado madrigal de piano.

La Notte Anche Dio Giorno é daqueles álbuns que fornecem munição para detratores e amantes da grandiosidade de certo rock progressivo italiano.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRafael Senra - Reenvolver (2021)

    25/03/2021

  • Image

    ResenhaI Modium - L'Anno Del Contatto (2019)

    31/07/2020

  • Image

    ResenhaCarmen Rodgers - Stargazer (2015)

    13/03/2021

  • Image

    ResenhaThe Far Meadow - Foreign Land (2019)

    11/03/2021

  • Image

    ResenhaBig Big Train - English Electric Part One (2012)

    17/06/2019

  • Image

    ResenhaDônica - Continuidade Dos Parques (2015)

    23/01/2020

  • Image

    ResenhaKesha - Animal (2010)

    20/09/2021

  • Image

    ResenhaLuísa Lacerda, Paulo Francisco Paes e Ilessi - Estar Ao Redor (2021)

    12/01/2022

  • Image

    ResenhaJethro Tull - Thick As A Brick (1972)

    19/08/2021

  • Image

    ResenhaLinda Perhacs - Parallelograms (1970)

    02/08/2021

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

La Notte Anche Di Giorno

Álbum disponível na discografia de: La Coscienza Di Zeno

Ano: 2015

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de La Notte Anche Di Giorno



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.