Resenha

Guitar Noir

Álbum de Steve Hackett

1993

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

27/05/2020



Guitar Noir é um bom “recomeço” na carreira de Hackett.

Em seu primeiro disco na década de noventa, Steve Hackett escolhe fazer uma mistura de todos os estilos com os quais flertou nos anos anteriores, entregando um registro bom e coeso, o que não significa que o disco possua a grandeza de alguns dos seus antecessores. Na sua maioria, Guitar Noir é um álbum bastante sólido, embora possua algumas peças abaixo do padrão que podemos esperar quando falamos do guitarrista. Apesar de tudo o álbum tem, por exemplo, alguns fortes materiais instrumentais. O álbum tem uma boa mistura de peças acústicas e elétricas, instrumentais e faixas com vocais. Interessante é que esses momentos não estão nem muito agrupados e nem muito distantes um dos outros. Há uma boa distribuição de cada uma das faixas e há uma sensação coesa geral. 

Eu considero que Steve Hackett é um vocalista muito bom aqui. A ausência de vocalistas convidados pra mim ajuda a dar coesão maior ao álbum, um senso de direção e uma forte identidade musical. Como eu já disse, há um bom equilíbrio entre o material instrumental e o vocal, entre acústico e elétrico, entre o suave e o não tão suave assim. Guitar Noir é um disco diverso e eclético, porém, o clima é basicamente o mesmo dentro dos seus diversos estilos. O humor encontrado aqui é o que o guitarrista iria abordar com mais fervor em discos futuros, digamos que Guitar Noir é o início de uma nova era e que perdura até os dias atuais. 

No geral o disco é suave, mas há sim uns momentos com um pouco mais de peso. Mas mesmo os seus momentos de mais peso não chega a ter tanto peso assim. O trabalho de guitarra é aquilo que costumamos esperar quando falamos de Steve Hackett, linhas no mínimo muito boas e distintas.

Infelizmente existe algo em Guitar Noir e que deve ser mencionado. Apesar de ser o melhor disco desde Defector de 1980, toda a experimentação – para o bem ou para o mal – encontrada nos quatro primeiros discos, simplesmente parecem terem sido abandonadas, o que acaba deixando Guitar Noir um álbum muito direto e reto, com músicas muitas vezes excessivamente “normais”, digamos assim. 

Não quero me alongar demais em relação a esse disco, mas em poucas palavras, estamos diante de um bom álbum do extremamente prolífico Hackett, com alguns momentos mais inspirados. Porém, é sempre bom frisar que nem tudo aqui é de qualidade e tem algumas partes até mesmo bem chatas, mas com certa paciência até mesmo esses momentos deixam de ser um problema grave. Podemos dizer que Guitar Noir é um bom “recomeço” na carreira de Hackett.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaTitanic - Titanic (1970)

    16/01/2021

  • Image

    ResenhaDavid Bowie - Blackstar (2016)

    29/12/2017

  • Image

    ResenhaSyd Barrett - The Madcap Laughs (1970)

    13/11/2019

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Wild Orchids (2006)

    22/07/2019

  • Image

    ResenhaRenaissance - Prologue (1972)

    12/04/2020

  • Image

    ResenhaMaudlin of the Well - Part The Second (2009)

    25/06/2020

  • Image

    ResenhaBanco Del Mutuo Soccorso - Banco Del Mutuo Soccorso (1972)

    26/03/2021

  • Image

    ResenhaDream Theater - Six Degrees Of Inner Turbulence (2001)

    03/10/2017

  • Image

    ResenhaCamel - Dust And Dreams (1991)

    08/01/2021

  • Image

    ResenhaThe Alan Parsons Project - Tales Of Mystery And Imagination (1976)

    20/03/2019

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Guitar Noir

Álbum disponível na discografia de: Steve Hackett

Ano: 1993

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,17 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Guitar Noir



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.