Resenha

Music In A Doll's House

Álbum de Family

1968

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

23/05/2020



Um documento vital dos momentos finais da psicodelia

Family é certamente daquelas bandas que causaram bastante impacto quando surgiram para o mundo da música, sendo um dos primeiros grupos ecléticos que misturavam vários estilos para que fossem criados álbuns inovadores. Music In A Doll's House é o primeiro disco da banda e certamente o seu maior feito. Roger Chapman tem um vocal que pode não agradar inicialmente, mas leva pouco tempo pra acostumar. Todo o disco se desliza sobre uma música instrumental não menos do que aconchegante.  

Fazer uma avaliação música por música em um disco deste pode trazer até uma confusão pra cabeça do ouvinte, já que a banda não parece seguir um caminho definido e passeia por vários caminhos, entre eles o do blues, hard rock e psicodélico, além de soar como uma banda que poderia ter participado facilmente da Invasão Britânica, mas isso sempre com o desenho de uma estrutura musical interessante. 

Se olharmos de maneira superficial, talvez não seja fácil de enxergar, mas algumas simples leituras sobre o cenário musical daquele tempo é o bastante para nos darmos conta do quanto a Family era uma banda influente e inovadora. Uma banda underground que teve suma importância naquele ano inebriante de 1968, e a gravação deste seu primeiro disco foi muito importante, e permanece um documento vital dos momentos finais da psicodelia e dos primeiros rumores , digamos assim, do rock progressivo. 

Não vou falar de cada faixa, mas com certeza vou mencionar algumas delas. “The Chase” é uma música que abre o disco de forma bastante vibrante, “Me My Friend”, apesar de estranha é muito boa, “Winter” é muito enérgica e radical, mas não tem como não falar da melhor faixa do disco, a espetacular “Voyage”, onde os músicos se atreveram ir além e explorar novos sons, uma música brilhante com vocais estupendos e violino distorcido incrivelmente avançado – para o ano de 1968, obviamente.  Lembro-me de quando ouvia esse disco pela primeira vez, tudo nessa música me pegou de surpresa.  Como cereja do bolo, vale mencionar que também há um emocionante mellotron. 

Apesar de inúmeros elogios quando visto com a ótica da época, infelizmente quando trazido para os tempos atuais é bem notório que se trata de um disco que não envelheceu muito bem – algo comum como muitos discos da época. No entanto, ainda assim falamos de um registro que historicamente tem um papel importante e deve ser ouvido principalmente por aqueles que gostam do rock desenvolvido no final dos anos sessenta.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaJeff Wayne - Jeff Wayne's Musical Version Of The War Of The Worlds (1978)

    16/11/2020

  • Image

    ResenhaMike Oldfield - Ommadawn (1975)

    10/04/2018

  • Image

    ResenhaNemo - Si, Partie II - L'Homme Idéal (2007)

    17/04/2021

  • Image

    ResenhaAjalon - Light At The End Of The Tunnel (1996)

    09/06/2020

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - The Burning (1981)

    01/04/2021

  • Image

    ResenhaCamel - A Nod And A Wink (2002)

    01/04/2020

  • Image

    ResenhaCircus Maximus - The 1st Chapter (2005)

    05/05/2020

  • Image

    ResenhaBlank Manuskript - Tales From An Island (2008)

    29/04/2020

  • Image

    ResenhaTransatlantic - SMPT:e (2000)

    19/01/2021

  • Image

    ResenhaCeleste - Celeste (1976)

    19/04/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Music In A Doll's House

Álbum disponível na discografia de: Family

Ano: 1968

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Music In A Doll's House



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.