
Resenha
"The Eye"
Álbum de King Diamond
1990
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
15/05/2020
Uma obra impecável
King Diamond é de fato um artista seminal para com a vertente Heavy Metal, e sua maior importância vem do original, entoando um estilo único de voz e seu nível extremamente vigoroso em conceber suas letras. Em "The Eye" nós temos o término da primeira fase - gloriosa - da carreira do mestre King Diamond e este disco traz sua temática do ponto de vista do narrador. A abordagem do conteúdo vem sob ótica da insana obsessão da Igreja Católica em perseguições para com supostas bruxas e até mesmo estupro de freiras, e assim, um personagem central encontra uma espécie de colar em que o mesmo, através deste, consegue ser testemunha de casos ocorridos no passado; o tal colar é denominado de "O Olho". O tema do álbum se desenvolve durante a Revolução Francesa e a qualidade do trabalho literal é impressionante e soa em perfeito andamento com as melodias e andamentos musicais. É importante ressaltar que os fatos relatados em boa parte das letras é verídico, base histórica em vários elementos da obra. Nesse disco, lançado no ano de 1990, King Diamond traz faixas menos complexas que em seu disco antecessor e consegue impor de forma única seu estilo perfeito, regado em faixas muito sóbrias e de durações menores também. A produção vem como a um trio, King Diamond, Andy La Roque e Roberto Falcão e o material saiu muito bem constituído, a ambientação no instrumental denota um ar sublime e impulsiona o ouvinte de forma voraz. King, entoa neste trabalho um desenvolvimento vocal que tece a linha entre os médios e os graves, não deixando os agudos de outrora. No entanto, o vocalista consegue envolver essa forma de vocalização entre os acordes e que acabam soando mais próximos do trabalho como um todo. São elementos necessários para o ar sombrio e soturno dos elementos agrupados no disco. A qualidade musical em "The Eye" é explorada absurdamente com entonações regidas por riffs supremos e contendo pontes e refrãos de alto bom gosto. O teclado de Roberto Falcão surge elementar com as fluências notórias de La Roque e assim com restante do grupo. A obra impõe composições férteis e favoráveis a um montante imortalizado de canções nobres, "Eye of the Witch", "The Trial", "Burn", "Father Picard", "Behind This Walls", "The Meetings", entre outras passagens supremas e convertidas em clássicos atemporais. Com esse trabalho, King, fecha um ciclo precioso e que culmina com uma obra intensa e bem colocada. Esse tem o mérito e toda menção de bom grado possível. Mais um fator, a arte do álbum é demasiadamente rica em seu proposto e traz a nuance do conteúdo estampada.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

"The Eye"
Álbum disponível na discografia de: King Diamond
Ano: 1990
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 4 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre "The Eye":
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar