
Resenha
Il Viaggio Di Colombo
Álbum de Il Cerchio D'Oro
2008
CD/LP
Por: Roberto Rillo Bíscaro
Colaborador Top Notch
07/05/2020
Cristovão Colombo virou rock progressivo
Il Cerchio d'Oro tem excelente desculpa para soar como rock progressivo italiano dos anos 70: foi formado em 1974, em Savona, e embora tenha sido popular e constante no circuito de shows, jamais conseguiu gravar álbum enquanto o prog rock desfrutava de apreço crítico e (certa) popularidade. Exceto alguns singles, nada de álbum até este milênio e mesmo assim, nada muito interessante, porque o material resgatado da época tem até coisas meio disco music. O negócio começou a ficar sério e interessante, a partir de 2008, quando um reformado Il Cerchio d'Oro lançou seu primeiro álbum de verdade. Il Viaggio Di Colombo é conceitual e foca o percurso marítimo do genovês descobridor de nosso continente, mas não homenageado em seu batismo. Como a ênfase é no longo e desolador período que os navegantes passam perdidos no oceano, as letras em italiano refletem seu estado emocional, da empolgação do início, passando pelo desespero dos dias à deriva e o agradecimento pelo descobrimento. Sonicamente, há equilíbrio entre guitarras e teclados e até espaço para o baixista e baterista, de vez em quando. Embora os arranjos não formem muralha compacta - longe disso, há bastante espaço para respiro - há momentos em que o som fica mais incisivo, mas nunca hard prog ou prog metal. Il Viaggio di Colombo é típico prog italiano dos 70’s, com produção moderna. Tem teclados vintage e atuais e os entremeios das canções são sonorizadas por ruídos de embarcação, assobios e amarras. Tudo bem melódico e com temas bonitos se repetindo, como deve ser num álbum conceitual, onde muitas vezes o instrumental reflete a letra, como a abertura andina da canção final, quando a América já estava no papo dos europeus. Se as canções tivessem menos espaço entre si, a ideia de álbum conceitual reforçar-se-ia ainda mais. De modo geral, remete a Le Orme, Genesis, Banco del Mutuo Soccorso e Gentle Giant, em um momento muito especial de harmonia vocal. O vocalista dá umas espremidas de vez em quando, mas na maioria do tempo apresenta aquela expressividade que sempre destacou o rock progressivo italiano para as plateias anglo-ianque-germânico-escandinavas. A versão em CD traz duas faixas-bônus. Embora jamais reclamemos de excesso da canções boas, elas não se encaixam ao conceito e mesmo à sonoridade geral do resto. Mas, como enjeitar duas plangentes composições na linha de Pink Floyd e Moody Blues? Basta lembrar que Il Viaggio di Colombo termina em Conclusione (Il Ritorno).
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch
Membro desde: 11/09/2017
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro
Sobre o álbum

Il Viaggio Di Colombo
Álbum disponível na discografia de: Il Cerchio D'Oro
Ano: 2008
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar