Resenha

Meets The Beatles

Álbum de John Pizzarelli

1998

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

03/05/2020



Liverpool encharcada de jazz!

John Pizzarelli é um guitarrista e vocalista americano, tendo sido festejado pela critica especializada por ter revitalizado a música americana e popularizado ao jazz. Filho do lendário Bucky Pizzarelli (também guitarrista, que integrou grupos de expoentes do gênero como  Stéphane Grappelli e Benny Goodman.), John foi refinando seu estilo de tocar, combinando sua guitarra de sete cordas com sua voz macia e aveludada, algo como o encontro de Frank Sinatra com Chet Baker.

No final dos anos 90 o guitarrista possuía uma prolífica carreira solo, contando com mais de doze discos lançados e contava com um trio sem bateria, formado por seu irmão Martin e pelo pianista Ray Kennedy. Após apresentar um repertório encharcado de standarts do jazz em seus trabalhos, o músico resolveu inovar, escolhendo doze temas dos Beatles para trabalhar e rearranjar, trazendo as canções para sua guitarra swingada e sua atmosfera jazzística.

Para a empreitada, John convidou o trombonista e arranjador Don Sebesky, um dos maiores produtores do gênero, tendo trabalhando com lendas do porte de Geroge Benson, Kenny Burrel, Paul Desmond e Dizzy Gillespie, apenas para citar alguns. 

A dupla entrou em estúdio no inicio de 1998 acompanhado de Martin, Ray e vários convidados com a missão de subverter e inovar o repertorio dos fab four, lançando sobre a obra do quarteto de Liverpool um olhar mais jazzy e rebuscado.

De certo modo, Pizzarelli conseguiu seu intento em quase todos os temas, que em sua maioria foram exauridos pela mídia, sendo conhecidos até pelo público que não gosta de rock. 

O álbum todo é bem agradável e de alta qualidade, mas algumas versões ficaram  superiores e merecem destaque, como é o caso de “Here Comes The Sun” que ganhou um arranjo jazzy com batida de bossa nova e um excelente solo de sax em seu final; “Eleanor Rigby” que virou uma versão instrumental e cheia de swing com a bateria sincopada de Tony Tedesco em sincronia com a guitarra do líder; 

As ingênuas “Get back” “Can´t by me Love”, ganharam uma interpretação vocal malandra, com belo arranjo de metais, lembrando o jazz dos anos 50; e ainda “You've Got to Hide Your Love Away", onde Pizzarelli  idealizou uma versão intimista, acompanhado apenas de sua guitarra, imprimindo na canção um vocal quase sussurrante;

“Meets The Beatles”, traz canções de pop rock imortalizadas pelo grupo de Lennon e McCartney sob a ótica do jazz tradicional. O resultado revitalizou a obra do Beatles e em contrapartida ajudou a tornar conhecida a carreira de Pizzarelli fora do nicho do jazz.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ArtigoBill Bruford e Neil Peart: Quando chega a hora de parar!

    28/12/2018

  • Image

    ResenhaPat Metheny - Still Life (Talking) (1988)

    15/02/2020

  • Image

    ResenhaSteve Howe - Turbulence (1991)

    26/03/2020

  • Image

    ResenhaBilly F Gibbons - Hardware (2021)

    01/07/2021

  • Image

    ArtigoNa faixa: Há 50 anos os Beatles registravam as fotos para a capa mais Icônica do rock

    27/09/2019

  • Image

    ResenhaLiving Colour - Vivid (1988)

    11/04/2021

  • Image

    ResenhaBlezqi Zatsaz - Rise And Fall Of Passional Sanity (1991)

    30/12/2019

  • Image

    ResenhaWishbone Ash - There’s The Rub (1974)

    27/04/2019

  • Image

    ResenhaMarvin Gaye - What's Going On (1971)

    11/07/2018

  • Image

    ResenhaAce Frehley - Ace Frehley (1978)

    15/08/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Meets The Beatles

Álbum disponível na discografia de: John Pizzarelli

Ano: 1998

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Meets The Beatles



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.