Resenha

Integridade: parcerias com Felipe Cerquize

Álbum de Claudio Nucci

2018

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Top Notch

23/04/2020



Íntegro e talentoso

Em 1978, Maurício Maestro (contrabaixo e vocal), Zé Renato (violão e vocal), Cláudio Nucci (violão e vocal) e David Tygel (viola 10 cordas e vocal) formaram o Boca Livre, que já naquele ano participou do disco "Camaleão", de Edu Lobo. Sem atrair as grandes gravadoras, o grupo lançou de forma independente, no ano seguinte, o LP Boca Livre, que ultrapassou a vendagem de cem mil cópias, marco inédito na música independente da época, com destaque para as canções Toada e Quem Tem a Viola.

Em junho de 1980, Claudio Nucci anunciou carreira-solo e ano seguinte saiu seu álbum de estreia. Ele fez sucesso nas rádios na primeira metade da década com canções como Quero-Quero, Acontecência, Pelo Sim Pelo Não e A Hora e a Vez. O pop brasileiro varreu das FMs comerciais praticamente toda a geração da virada dos 70’s para os 80’s, a não ser os que se adaptaram meio bregamente, como Zizi Possi e Fafá de Belém. Isso não significa que tenham deixado de gravar, mas longe dos grandes holofotes da mídia mais popular e com intervalos às vezes grande entre um trabalho e outro.
 
Há muitos anos sem lançar álbum autoral, em 2018, Claudio Nucci apresentou dezena de composições novas no álbum Integridade: parcerias com Felipe Cerquize, produção independente, lançada em março. Cerquize é poeta e compositor carioca; responsável pelas letras que agradarão em cheio aos amantes da MPB dos trocadilhos, aliterações e jogos de palavras. A letra de Rio de Março, samba ipanêmico duetado com Zelia Duncan, é um dos exemplos mais requintados da proficiência do letrista, demonstrando a relação de amor/ódio pelo/para com o Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Rio degenerou, Rio regenera).

Integridade é predominantemente sambado: nove faixas exploram elementos do ritmo nacional, podendo ir desde o samba com toques antilhanos dados pelo piano de Antônio Adolfo, em Certeza, ao samba-fossa, de Sempre Só, dueto com Lenine, com direito à sax tenor e tudo. Olhos D’Água une a ruralidade do Boca Livre ao sorriso e à flor bossa-novista, até porque Roberto Menescal participa.

Fluente na linguagem sambista, Nucci reserva o único momento longe do subgênero para um encantador dueto com seu filho Vicente. Sentimentos é tapeçaria de cordas e gaita, de folk MPB. Acaba se destacando da dezena de novidades, não apenas pela beleza intrínseca, mas pela própria diferença em relação às demais.
 
Integridade não é apenas o nome de seu mais recente álbum: descreve sua carreira como um todo, por manter-se fiel ao que considera música boa e bem-feita. Que Claudio Nucci não passe outros vinte anos sem soltar material próprio.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAndré Bedurê - Inquietudes Crônicas (2021)

    10/04/2022

  • Image

    ResenhaFrancisco, el Hombre - Casa Francisco (2021)

    22/03/2022

  • Image

    ResenhaAmauri Falabella - Tempo de Paz (2021)

    05/10/2021

  • Image

    ResenhaTheo - The Game Of Ouroboros (2015)

    03/11/2017

  • Image

    ResenhaAngie Stone - Dream (2015)

    17/10/2020

  • Image

    ResenhaTerno Rei - Gêmeos (2022)

    13/05/2022

  • Image

    ResenhaThe Smashing Pumpkins - Monuments To An Elegy (2014)

    23/02/2019

  • Image

    ResenhaSertanília - Ancestral (2012)

    06/09/2020

  • Image

    ResenhaQuinteto Violado e Banda de Pau e Corda - Na Estrada (2021)

    22/12/2021

  • Image

    ResenhaShemekia Copeland - Uncivil War (2020)

    17/02/2022

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Integridade: parcerias com Felipe Cerquize

Álbum disponível na discografia de: Claudio Nucci

Ano: 2018

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Integridade: parcerias com Felipe Cerquize



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.